Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/12/2020 | Atualizado 10/10/2021 às 17:30
Um recente estudo divulgado pela Tax Justice Network (Rede de Justiça Fiscal) aponta que os milionários e empresas multinacionais fazem manobras para não pagar impostos. Só no Brasil, são cerca de R$ 79 bilhões ao ano perdidos. Deixamos de arrecadar o equivalente a uma reforma da previdência, que prevê economia de R$ 80 bilhões. Somos o quinto país no mundo que mais perde dinheiro por manobras fiscais dos super-ricos, estamos atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França. Os cálculos são baseados nos dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Na mesma medida em que os pobres no Brasil pagam altas cargas de tributos, os super-ricos são poupados de taxação. Pagam poucos impostos e ainda realizam manobras para não pagar as taxas devidas. Cada medida que o Estado tome na direção da tributação dessas fortunas é um passo maior em direção à justiça fiscal e social.
Os milionários afirmam que a tributação de grandes fortunas causará a fuga de capitais do país, mas eles próprios já o fazem através de medidas para não pagar impostos. Justificam que não os taxar é para o bem do país, mas se esquivam de contribuir com o ínfimo imposto que lhes é cobrado.
Implementar a tributação dos super-ricos é questão de dever. É chegado o momento de enfrentar os privilégios e de dar respostas aos brasileiros que nada ganham com um sistema tributário que sobrecarrega os pobres. A real implementação da progressividade, com maior tributação sobre renda e patrimônio e menor tributação sobre o consumo, tende a nos levar a um ponto de equilíbrio. A redução da crise fiscal e da desigualdade passa pelo caminho que nossos vizinhos argentinos tomaram, tributar os super-ricos.
*Charles Alcantara é Presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco)
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
>Mais textos do autor

Tags
Temas
Compliance Zero
Marido de Flávia Arruda é preso em operação da Polícia Federal
Operação Compliance Zero
CÂMARA DOS DEPUTADOS
LINGUAGEM SIMPLES
Lula sanciona lei que proíbe linguagem neutra no serviço público