Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Países criticam teste nuclear da Coréia do Norte

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Países criticam teste nuclear da Coréia do Norte

Congresso em Foco

9/10/2006 | Atualizado às 10:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Representantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão e China fizeram duras críticas ao teste nuclear subterrâneo realizado às 10h36 do dia 9 de outubro (22h36 de ontem em Brasília) pela Coréia do Norte.

"Decidimos seguir com atenção a situação e trabalhar juntos para levar este assunto perante as Nações Unidas", afirmou o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Thomas Schieffer, referindo-se a intenção dos dois países de tentar aprovar uma resolução impondo medidas duras contra o regime de Pyongyang no Conselho de Segurança da ONU.

Já o ministro de Assuntos Exteriores do Japão, Taro Aso, ressaltou que o teste nuclear foi uma "grave ameaça" para a paz internacional.

Na Inglaterra, o primeiro-ministro Tony Blair qualificou a ação norte-coreana de "ato completamente irresponsável". Além de declarar que a atitude revela a indiferença do regime de Pyongyang à comunidade internacional.

"A comunidade internacional pediu (à Coréia do Norte) em repetidas ocasiões que não fizesse testes nucleares ou com mísseis", disse Blair.

Até a China, tradicional aliada norte-coreana, posicionou-se contra o teste nuclear. "A República Popular Democrática da Coréia ignorou a oposição da comunidade internacional e efetuou de maneira flagrante um teste nuclear. O governo chinês está resolutamente contra", diz comunicado oficial do Ministério de Assuntos Exteriores da China, divulgado pela agência estatal Xinhua.

De acordo com a emissora de TV sul-coreana KBS, o anúncio do teste fez o exército da Coréia do Sul entrar em estado de alerta. Foram mobilizadas principalmente as tropas próximas da fronteira com a Coréia do Norte, que já estão recebendo reforços.

Teste nuclear

De acordo com o Ministério da Defesa sul-coreano, o teste foi realizado em Hwadaeri, perto de Kilju, na própria Coréia do Norte.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA, foi detectado um tremor de 4,2 graus localizado a 385 km a nordeste da capital norte-coreana Pyongyang, 70 km ao norte da cidade de Kimchaek e 90 km a sudoeste de Chongjin. (Renaro Cardozo)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Segundo turno presidencial só deve começar no dia 12

Propaganda eleitoral começa hoje em quatro estados

Senado pretende votar 13 matérias amanhã

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

5

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES