Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/11/2016 8:00
[fotografo]Divulgação[/fotografo][/caption]
Os 22 deputados do Partido Republicado Brasileiro (PRB) vão escolher nesta quarta-feira (30) o nome da bancada para disputar as eleições internas para a Presidência da Câmara, marcadas para o dia 2 de fevereiro. Uma eleição secreta vai decidir entre o poderoso primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur (SP), e Márcio Marinho (BA), um discreto parlamentar que é líder da bancada e está no terceiro mandato.
Leia mais sobre a eleição na Mesa
Há algumas semanas Mansur faz uma espécie de pré-campanha para a Presidência da Câmara. Como primeiro-secretário da Mesa Diretora, o deputado de cinco mandatos - na Casa desde 1991, com o intervalo de duas legislaturas (1999-2006) - se apresenta como a melhor alternativa do chamado "centrão", um agrupamento formado por 12 partidos médios, para substituir o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por ter experiência e bom relacionamento com os colegas.
Marinho vai usar o papel de líder para tentar ganhar a pré-disputa. O deputado aposta que tem o apoio da grande maioria da bancada. E garante que quem perder a eleição interna do PRB não disputará o cargo como candidato avulso, ao posto de presidente ou a qualquer outro posto.
O deputado é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Quem ganhar a eleição interna do PRB nesta quarta-feira (30) vai concorrer, ainda, com os candidatos de outros partidos do centrão à Presidência da República.
Além de Marinho e Mansur, o agrupamento partidário articula as campanhas dos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSD, Rogério Rosso (DF), para o comando da Câmara. Os três partidos, junto com legendas como PR, PP, Solidariedade e PSC, entres outras com bancadas menores, estudam lançar um candidato único ao lugar de Rodrigo Maia.
Mais sobre a eleição da Mesa
Mais sobre crise na baseTags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime