Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/8/2014 | Atualizado às 17:10
Por maioria, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta quarta (27) pedido do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) para cumprir prisão domiciliar. No julgamento do mensalão do PT, Jefferson foi condenado pela corte a sete anos de prisão em regime semiaberto. Ele está preso em um presídio no Rio de Janeiro.
Foram cinco votos contrários e três favoráveis ao pedido. A maioria entendeu que o estado de saúde de Jefferson não justifica a mudança de regime. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas. A prisão foi determinada em fevereiro último.
Para justificar a manutenção da prisão em regime semiaberto, o relator do recurso, ministro Luís Roberto Barroso, considerou que médicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) concluíram, em dezembro último, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. Os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Celso de Mello acompanharam o relator.
Os ministros Marco Aurélio, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski votaram a favor da concessão da prisão domiciliar. Para eles, o condenado deveria cumprir o restante da pena em casa devido ao seu estado de saúde.
Temas
CRISE ENTRE PODERES
Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso
JORNADA DE TRABALHO
Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário
LIBERDADE RELIGIOSA
Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos