Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Proteção da Amazônia deve ser prioridade para os presidenciáveis, diz ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Proteção da Amazônia deve ser prioridade para os presidenciáveis, diz pesquisa

Pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade apontou que a preservação da Amazônia é uma prioridade para os eleitores brasileiros.

Congresso em Foco

21/7/2022 13:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As quatro maiores cidades da Amazônia são, coincidentemente, capitais dos estados que mais desmatam no bioma. Foto: Arquivo/Agência Brasil

As quatro maiores cidades da Amazônia são, coincidentemente, capitais dos estados que mais desmatam no bioma. Foto: Arquivo/Agência Brasil
Pesquisa encomendada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) apontou que a preservação da Floresta Amazônica é uma prioridade para os eleitores brasileiros. Segundo o levantamento, três em cada quatro entrevistados acreditam que a proteção da Amazônia deveria ser priorizada nos planos de governo dos presidenciáveis. Questionados, 76% dos entrevistados concordaram com que "a proteção da Amazônia deve ser uma prioridade para os candidatos a presidente", enquanto 18% discordaram e seis por cento não souberam responder. [caption id="attachment_547175" align="aligncenter" width="570"]Amazônia Fonte: PoderData[/caption]   Já 62% dos entrevistados afirmaram que a chance de votar em alguém aumentaria se esse candidato apresentasse um plano específico para a proteção da Floresta. 23% dos participantes afirmaram que isso não faria diferença na sua decisão de voto; 12% não souberam responder; e somente quatro por cento acreditam que isso diminuiria a chance de votar no candidato. [caption id="attachment_547176" align="aligncenter" width="704"] Fonte: PoderData[/caption]   "A centralidade da pauta da Amazônia se inscreve no plano mais amplo das questões ambientais, cujas tragédias e desequilíbrios têm chegado cada vez mais perto das pessoas, pelos excessos de chuvas ou secas, dependendo da região, pelas enfermidades associadas a desequilíbrios ambientais, e pelos avanços sobre áreas de proteção e de populações tradicionais por parte de empreendimentos madeireiros, agropecuários ou de mineração", afirma Arleth Borges, cientista política da Universidade Federal do Maranhão, e coordenadora do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal no Maranhão. A pesquisa também avaliou a percepção dos entrevistados sobre a atuação do governo federal na proteção da Floresta Amazônica. Quase metade dos entrevistados (48%) consideram a ação do governo Jair Bolsonaro (PL) ruim ou péssima. 22% consideram regular; 19% acreditam que o trabalho é ótimo ou bom; e 11% não souberam responder. [caption id="attachment_547177" align="aligncenter" width="705"]Amazônia Fonte: PoderData[/caption]   Os entrevistados também foram perguntados se acreditam que "preservar a Amazônia é importante para o desenvolvimento econômico do Brasil". 70% dos participantes concordaram com a afirmação; 18% discordaram; e 12% não souberam responder. [caption id="attachment_547178" align="aligncenter" width="704"] Fonte: PoderData[/caption]   A pesquisa foi realizada pelo instituto PoderData entre os dias 3 e 5 de junho. Foram realizadas três mil entrevistas com brasileiros acima de 16 anos em 243 municípios, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Propostas dos pré-candidatos

Dos quatro principais pré-candidatos à presidência da República, somente Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula (PT) apresentaram uma prévia dos planos de governo. Oficializado na convenção partidária do PDT, realizada nessa quarta-feira (20), o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) de Ciro Gomes destaca que são necessárias "ferramentas e iniciativas de desenvolvimento sustentável" para Floresta Amazônica, como o zoneamento ecológico. O plano também inclui "garantir o investimento na proteção da região amazônica, função a ser fortemente desempenhada pela defesa e pelo aparato militar brasileiro, com controle por satélite em tempo real que possa não só permitir o rápido combate a queimadas como o combate a ações de desmatamento ilegal". A candidatura do ex-presidente Lula será oficializada na convenção do PT marcada para esta quinta-feira (21). As diretrizes do Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil destacam que "é imperativo defender a Amazônia da política de devastação posta em prática pelo atual governo". "Combateremos o crime ambiental promovido por milícias, grileiros, madeireiros e qualquer organização econômica que aja ao arrepio da lei. Nosso compromisso é com o combate implacável ao desmatamento ilegal e promoção do desmatamento líquido zero, ou seja, com recomposição de áreas degradadas e reflorestamento dos biomas", destaca uma das diretrizes. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e a senadora Simone Tebet (MDB) deverão apresentar os projetos de governo nas convenções partidárias que oficializarão suas candidaturas, marcadas para os dias 24 e 27 de julho, respectivamente.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula Jair Bolsonaro ciro gomes simone tebet Floresta Amazônica eleições 2022 preservação do meio ambiente

Temas

Meio Ambiente País Notícia

LEIA MAIS

Pesquisa

Pela 1ª vez desde 2024, aprovação de Lula supera desaprovação

DESBLOQUEIO ORÇAMENTÁRIO

Decreto libera R$ 20,7 bi e alivia orçamento de ministérios

VIDA QUE SEGUE

Alexandre de Moraes vai a estádio horas após sanção dos EUA

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES