Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/7/2014 | Atualizado 2/7/2014 às 14:48
A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar o advogado do ex-deputado federal José Genoino, Luiz Fernando Pacheco. A investigação atende à Procuradoria da República no Distrito Federal e foi motivada por pedido do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que acusou Pacheco dos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria.
No dia 11 de junho, durante uma sessão da Corte, Joaquim Barbosa mandou seguranças da Corte retirarem o advogado do plenário. Barbosa deu a ordem após Pacheco subir à tribuna para pedir que o presidente liberasse para julgamento o recurso no qual Genoino pedia para voltar a cumprir prisão domiciliar.
Segundo Pacheco, a abertura da investigação ajudará a esclarecer os fatos. "Achei bom. O inquérito é um instrumento para provar que apenas e tão somente clamei pelos direitos de meu constituinte [Genoino], sem cometer crime algum", disse.
Na ocasião, ao subir à tribuna e interromper um julgamento para cobrar de Barbosa a liberação do recurso, Pacheco foi questionado pelo presidente: "Vossa excelência vai pautar [a Corte]?". O advogado respondeu: "Eu não venho pautar. Venho rogar a vossa excelência que coloque em pauta, porque há parecer do procurador-geral da República [Rodrigo Janot] favorável à prisão domiciliar do réu, deste sentenciado. Vossa excelência, ministro Joaquim Barbosa, deve honrar esta Casa e trazer aos seus pares o exame da matéria", respondeu Pacheco.
Após dizer duas vezes: "eu agradeço a vossa excelência", na tentativa de cortar a palavra de Pacheco, Barbosa determinou a retirada do advogado do plenário. "Eu vou pedir à segurança para tirar este homem", disse Barbosa.
Ao ser abordado pelos seguranças, o advogado protestou: "Isso é abuso de autoridade!", gritou. Joaquim Barbosa ainda retrucou: "Quem está abusando de autoridade é vossa excelência. A República não pertence à vossa excelência, nem à sua grei (grupo). Saiba disso".
Assine a Revista Congresso em Foco em versão digital ou impressa
Temas
LEIA MAIS
CONDENADA E FORAGIDA
Deputado italiano cobra Itália por não prender Carla Zambelli
DEPUTADA FORAGIDA
Governo envia ao Itamaraty pedido de extradição de Carla Zambelli
INTERROGATÓRIO NO STF
Citado por Fux, Bebianno alertou em 2019 que Bolsonaro tentaria golpe
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Haddad acusa deputados de "molecagem" e sessão na Câmara vira tumulto