Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mario Coelho
2/9/2013 | Atualizado 3/9/2013 às 12:38
[fotografo]Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados[/fotografo][/caption]O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), defendeu na noite desta segunda-feira (2) a votação de uma proposta de emenda à Constituição para acabar com o voto secreto no Legislativo brasileiro. A posição é uma reação do petista à decisão dos deputados na quarta-feira (28) de manter o mandato de Natan Donadon (sem partido-RO) mesmo condenado por peculato e formação de quadrilha e preso desde 28 de junho.
Como líder, Guimarães afirmou que é preciso "radicalizar" e colocar em votação uma proposta de emenda à Constituição que estabelece o voto aberto em todas as situações - processos de cassação, vetos, eleições para a Mesa Diretora - e nos três níveis do Legislativo. A PEC 349/01 já foi votada em primeiro turno pelos deputados e aguarda a segunda rodada. Caso seja aprovada, segue para o Senado.
"Vou sugerir a minha bancada que nós radicalizemos agora. Se é para dialogar com o país, já que não é um problema filosófico, é uma questão conjuntural, vou defender que se abra o voto a tudo: para veto, para procurador-geral, para todas as questões. (..) É o voto aberto geral, amplo e irrestrito", afirmou. Outros partidos, como PSB e DEM, já se posicionaram a favor da análise da emenda.
Na Câmara, outra proposta está mais adiantada. A PEC 196/12, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), já foi aprovada pelo Senado e pela CCJ da Câmara. Ela acaba com o segredo nas votações de cassação. Agora, está na comissão especial. A previsão dos deputados é que ela esteja pronta para ir a plenário em 24 de setembro. Desta forma, se não houver mudança no texto, pode ser promulgada em outubro e valer para os próximos casos de cassação.
Outros textos sobre Natan DonadonTags
Temas
Previdência militar
Militares podem ter aposentadoria mesmo se desligados da corporação
Cães de grande porte
Tutores poderão ser responsabilizados por ataques de cães perigosos
Câmara dos Deputados
Projeto redefine remuneração e regras de outorga para casas lotéricas