Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula sanciona regime especial de ensino para alunos com problema de ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

EDUCAÇÃO

Lula sanciona regime especial de ensino para alunos com problema de saúde ou lactantes. Leia a íntegra da lei

Presidente veta regime especial para estudantes pais de crianças de até 3 anos.

Congresso em Foco

7/8/2024 | Atualizado às 16:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O presidente Lula (PT) sancionou a Lei nº 14.952, que estabelece regime especial de ensino para estudantes impossibilitados de assistir às aulas por motivos de saúde, seja por uma condição ou por estar em um tratamento. A lei vale também para estudantes que sejam mães lactantes -- ou seja, amamentando uma criança. Lula fez dois vetos à lei:
  • Um dos vetos retirou do texto final o caso de pais e mães estudantes com filhos de até três anos de idade. A justificativa é que isso teria o potencial de afastar os estudantes do ambiente escolar presencial por um tempo prolongado, o que diminuiria a socialização e poderia gerar prejuízo ao seu desenvolvimento.
  • Outro trecho vetado estabelecia a possibilidade de criação de classes hospitalares e de atendimento presencial ou remoto em ambiente domiciliar. O governo diz que a medida invade a autonomia da gestão dos sistemas de ensino e pode criar despesas públicas sem indicar uma fonte de compensação.
Veja abaixo a íntegra do texto sancionado (ou clique aqui para abrir em outra janela):
Presidência da República Casa Civil Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos LEI Nº 14.952, DE 6 DE AGOSTO DE 2024 Mensagem de veto Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de estabelecer regime escolar especial para atendimento a educandos nas situações que especifica. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), passa a vigorar acrescida do seguinte art. 81-A: "Art. 81-A. Os sistemas de ensino estabelecerão, para a educação básica e superior, regime escolar especial para o atendimento a: I - estudantes impossibilitados de frequentar as aulas em razão de tratamento de saúde ou de condição de saúde que impossibilite o acesso à instituição de ensino; II - mães estudantes lactantes; III - (VETADO). § 1º (VETADO). § 2º O acesso ao regime escolar especial será condicionado à comprovação de que o educando se encontra em uma das situações previstas nos incisos I, II e III do caput deste artigo e de que a inclusão no regime especial é condição necessária para garantir a continuidade e a permanência de suas atividades escolares, nos termos de regulamento." Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 6 de agosto de 2024; 203º da Independência e 136º da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA Caroline Dias dos Reis Camilo Sobreira de Santana Gustavo José de Guimarães e Souza Nísia Verônica Trindade Lima Este texto não substitui o publicado no DOU de 7.8.2024
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Saúde Lula educação vetos de Lula ensino especial

Temas

Governo Nota

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Comissões da Câmara promovem o 21º Seminário LGBTQIA+

Liberdade de cátedra

STF forma maioria contra leis que proíbem ensino sobre linguagem neutra

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Pauta alternativa

Pum interrompe sessão da Câmara Municipal de Orocó (PE)

2

Ensaio fotográfico

Prefeito posa de cueca em ensaio inspirado em "50 Tons de Cinza"

3

ECONOMIA

Relator admite ceder para aprovar MP sobre taxação de investimentos

4

Elegibilidade

Aprovada na Câmara, regra para idade mínima de candidatos vai à sanção

5

CONTEÚDO PATROCINADO

Ministério de Portos se isola ao defender veto no Tecon Santos 10

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES