Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição pede ao TSE investigação sobre vazamentos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição pede ao TSE investigação sobre vazamentos

Congresso em Foco

1/9/2010 18:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Thomaz Pires

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu no início desta noite a representação da bancada do PSDB para que sejam investigadas as quebras dos sigilos na Receita Federal contra aliados e pessoas próximas do candidato da oposição à Presidência, José Serra. O documento considera que houve motivação política e eleitoral para que as informações de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra, fossem vazadas, além das referentes ao vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge.

Leia a representação na íntegra

O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PSDB-PR) partiu para o ataque nesta tarde. Em discurso no plenário, ele classificou como ação de espionagem as informações vazadas da filha de Serra a mando do "Estado aparelhado". Segundo ele, não há dúvidas de que o documento permitindo o acesso às declarações de imposto de renda da filha de Serra foi forjado.

"Trata-se de falsificação grosseira. São os falsificadores da República, atuando no subterrâneo da ilegalidade. Há clara evidência de que a espionagem teve motivação política e eleitoral. E isso não será tolerado por nós", garantiu.

O contador Antônio Carlos Atella Ferreira admitiu ao jornal O Globo que foi ele quem retirou cópias das declarações de IR de Verônica Serra na agência da Receita Federal em Santo André, município do ABC paulista. Ainda segundo o contador, ele teria feito isso por encomenda de uma pessoa, que queria prejudicar Serra.

Em entrevista coletiva concedida nesta tarde, o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, admitiu que "aconteceu a falsificação de documento público federal" para a liberação das informações da filha de Serra. O secretário da Receita Federal não quis responder a perguntas sobre o caso. Ele simplesmente leu o comunicado e, em seguida,  deixou o auditório do prédio da Receita, em Brasília.

A representação do PSDB será protocolada no TSE pelo advogado do partido, Ricardo Penteado. O documento solicita urgência nas investigação sobre a violação dos sigilos fiscais. Além da filha do candidato Serra e do presidente da legenda, a representação relata o vazamento das informações do economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, de Gregorio Marin Preciado, empresário casado com uma prima de Serra, e de Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-diretor do Banco do Brasil, no governo Fernando Henrique Cardoso.

Baixando o nível

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP) criticou o candidato à Presidência da República do PSDB, José Serra. Disse aos jornalistas que ele está "baixando o nível" e apelando para a linha "truculenta" ao culpar a campanha de Dilma Roussef (PT) pela violação do sigilo dos tucanos e da filha de Serra.

O líder do governo negou que haja descontrole na Receita Federal, apesar de dizer que o sigilo de 300 pessoas diferentes foi violado. "Nenhum dado sigiloso foi usada na campanha. Esse assunto é para a Polícia Federal", esquivou-se Vaccarezza.

Vaccarezza disse que aqueles que apelarem para a linha da truculência sairão enfraquecidas do processo eleitoral, ao contrário de pessoas como o candidato a senador por Minas Gerais Aécio Neves (PSDB). Para o petista, ele é exemplo da oposição que se fortalecerá após o resultado das urnas.

Colaborou Eduardo Militão

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

STF: decisão sobre humor fica para amanhã

Mais uma eleição e os velhos problemas

Supremo julga proibição de humor nas eleições

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

AGENDA DO SENADO

Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais

3

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

4

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

5

Análise de Processos

Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES