Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Família quer ajuda do governo para visitar garoto Sean

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Família quer ajuda do governo para visitar garoto Sean

Congresso em Foco

20/4/2010 18:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os avós do garoto Sean Goldman, 9 anos, querem que o governo federal entre no caso para terem o direito de visita garantido. Para isso acontecer, vão entrar com um pedido na Autoridade Central Administrativa Federal (Acaf), da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, usando como base a Convenção de Haia. A defesa dos familiares argumenta que, ao ser negado o direito de visitar o menino, David Goldman, o pai do garoto, está infringindo a convenção e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O pedido, de acordo com a defesa dos avós, deve ser protocolado na próxima semana. O documento requisita oficialmente a entrada do governo brasileiro no caso. Por meio da Acaf, caso seja aprovado, as autoridades nacionais solicitam que a família tenha o direito a visitar o menino novamente. De acordo com a Silvana Bianchi, avó materna de Sean, ela não conseguiu mais ver o menino desde que ele foi devolvido ao pai, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 22 de dezembro, o presidente da corte, Gilmar Mendes, cassou a liminar e determinou a entrega do menor a David Goldman.

"Vamos pedir que o governo entre no caso e requisite o cumprimento da Convenção de Haia", afirmou um dos advogados da família, Carlos Nicodemos. Segundo ele, a Acaf solicita ao órgão similiar nos Estados Unidos a entrada no Judiciário norte-americano para autorizar as visitas dos avós. "A Acaf entrou no caso Sean para o lado do pai. Esperamos que adote a mesma posição, já que é um órgão bilateral. Desta maneira, vai para o Judiciário norte-americano e passa a ser um caso de relações exteriores", disse.  Ele, a avó Silvana Bianchi e mais outro advogado estiveram no Senado na tarde desta terça-feira (20) para apresentar ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos, um dossiê apontando problemas na decisão judicial que devolveu Sean ao pai.

Segundo Silvana, ela não tem contato pessoalmente com o neto desde que ele voltou aos Estados Unidos com o pai. Além disso, de acordo com a avó materna, o contato por telefone e por e-mail também foi cortado por David Goldman. "Ele trocou o número de casa e não atende o celular", disse, referindo-se ao pai do menino. Quando esteve nos Estados Unidos, no mês passado, ela não conseguiu visitar Sean. A Justiça do estado de Nova Jersey não autorizou, com o argumento de que o encontro poderia atrapalhar a adaptação do menino. Porém, o psicólogo que acompanha Sean recomendou a visita.

Cristovam Buarque afirmou que vai analisar o dossiê entregue pela defesa. Nele, constam matérias jornalísticas, documentos e a afirmação de que os dois passaportes de Sean, o brasileiro e o norte-americano, estão presos até hoje na Polícia Federal. "Vou conversar com o senador Azeredo para que a Comissão de Relações Exteriores entre no caso. Além disso, vou apresentar a situação à Comissão de Direitos Humanos", disse o pedetista, citando o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da CRE. De acordo com o senador, o Senado deve entrar no caso para esclarecer pontos obscuros. "A gente quer esclarecer os papéis do Judiciário, da polícia, de todos os envolvidos", completou.1

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Líder do governo propõe fatiar reajuste de aposentados

CNJ aposenta juíza que deixou garota em cela masculina

Taxa de juros deve subir, admite Meirelles

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Violência contra Mulher

"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão

2

ECONOMIA

Câmara aprova isenção do IR para até R$ 5 mil ao mês

3

Crime Organizado

Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro

4

DETRATOR DE MORAES

Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes

5

SENADO

Reforma tributária: como cada senador votou na regulamentação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES