Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Indicação ao STF
Congresso em Foco
24/11/2025 13:27
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta segunda-feira (24) que a sabatina de Jorge Messias ocorrerá em "momento oportuno". Em nota, disse que a Casa avaliará, com normalidade, a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso no STF.
Segundo Alcolumbre, cada Poder possui próprias atribuições em preservação ao equilíbrio institucional e respeito aos ritos constitucionais, que será seguido pelo Senado para que "cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto".
A declaração ocorre após carta pública de Jorge Messias, na qual se dirigiu a Alcolumbre e reiterou ter respeito pelo presidente do Senado. Alcolumbre havia manifestado apoio à indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em contrariedade à escolha de Lula.
Leia a íntegra da nota de Alcolumbre:
O Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública do indicado ao Supremo Tribunal Federal. Reafirma que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República.
Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais.
E o Senado assim o fará, no momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto.
Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado Federal
Temas
LEIA MAIS
EX-PRESIDENTE PRESO
1ª Turma do STF decide manter prisão de Bolsonaro por unanimidade
DEPUTADO CONDENADO
Foragido, Ramagem afirma estar "seguro" nos EUA com apoio americano