Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Indicação ao STF
Congresso em Foco
24/11/2025 | Atualizado às 13:26
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta segunda-feira (24) que a sabatina de Jorge Messias ocorrerá em "momento oportuno". Em nota, disse que a Casa avaliará, com normalidade, a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga deixada pelo ex-ministro Luís Roberto Barroso no STF.
Segundo Alcolumbre, cada Poder possui próprias atribuições em preservação ao equilíbrio institucional e respeito aos ritos constitucionais, que será seguido pelo Senado para que "cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto".
A declaração ocorre após carta pública de Jorge Messias, na qual se dirigiu a Alcolumbre e reiterou ter respeito pelo presidente do Senado. Alcolumbre havia manifestado apoio à indicação de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em contrariedade à escolha de Lula.
Leia a íntegra da nota de Alcolumbre:
O Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, toma conhecimento, com respeito institucional, da manifestação pública do indicado ao Supremo Tribunal Federal. Reafirma que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República.
Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais.
E o Senado assim o fará, no momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto.
Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado Federal
Temas
LEIA MAIS
EX-PRESIDENTE PRESO
1ª Turma do STF decide manter prisão de Bolsonaro por unanimidade
DEPUTADO CONDENADO
Foragido, Ramagem afirma estar "seguro" nos EUA com apoio americano
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA
Bolsonaro tem prisão mantida e alega surto ao queimar tornozeleira