Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. TRF-4 é notificado de decisão para afastamento de juíza Gabriela Hardt

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

lava jato

TRF-4 é notificado de decisão para afastamento de juíza Gabriela Hardt

Appio perdeu o comando da Operação Lava Jato para a juíza Gabriela Hardt, que foi afastada da vara de Curitiba por violação do princípio da impessoalidade.

Congresso em Foco

15/4/2024 | Atualizado às 20:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Appio perdeu o comando da Operação Lava Jato para a juíza Gabriela Hardt, que foi afastada da vara de Curitiba por violação do princípio da impessoalidade. Foto: Reprodução

Appio perdeu o comando da Operação Lava Jato para a juíza Gabriela Hardt, que foi afastada da vara de Curitiba por violação do princípio da impessoalidade. Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) foi notificado, no começo da noite desta segunda-feira (15), da decisão do corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, que determinou o afastamento da juíza federal Gabriela Hardt da vara de Curitiba por violação do princípio da impessoalidade. O processo iniciou quando o juiz Eduardo Appio perdeu o comando da Operação Lava Jato para a juíza  Gabriela Hardt em maio do ano passado, por decisão do Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O juiz foi acusado de fazer uma ligação telefônica para o filho do desembargador Marcelo Malucelli para confirmar o parentesco entre os dois. O advogado João Malucelli é sócio do ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR) em um escritório de advocacia. No comando da  Operação Lava Jato após a saída de Sergio Moro, que assumiu o Ministério da Justiça em 2019, Gabriela decidiu pela condenação do presidente Lula no processo sobre o sítio em Atibaia. Ao Congresso em Foco, Appio disse estar "aliviado" com a decisão. Além de Gabriela Hardt, também foram afastados outros três magistrados que atuam no Tribunal Regional Federal da quarta região, o TRF-4: Thompson Flores, desembargador; Danilo Pereira Júnior, que é juiz titular da 13ª vara; e Loraci Flores de Lima, também desembargador. A magistrada já era questionada na época do processo em função da semelhança entre as sentenças proferidas por ela e por Sergio Moro, no ano anterior, também contra Lula. Gabriela Hardt também foi a responsável pela homologação do trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre seus gestores.

STF já anulou decisão contra Appio

Em setembro do ano passado, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação da decisão na exceção de suspeição que afastou o juiz Eduardo Appio da chefia da 13ª Vara Federal em Curitiba. A decisão do ministro não permitiu que Appio retornasse aos trabalhos na Lava Jato, mas suspendeu e anulou a decisão que havia causado o afastamento do juiz, fazendo com que todas as informações passassem a ser analisadas pelo Conselho Nacional de Justiça. Na decisão que foi suspensa pelo ministro, o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, entendeu que o juiz deve continuar afastado para não atrapalhar as investigações. Salomão considerou a gravidade das acusações contra Appio. As denúncias recebidas pelo magistrado Eduardo Appio foram feitas em um depoimento de mais de 50 minutos, todo gravado, ao qual o Congresso em Foco teve acesso. Nele, o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Duran fez, em pelo menos três oportunidades, acusações diretas de extorsão contra Sergio Moro e Deltan Dallagnol. O processo em questão investiga o esquema de pagamento de propina a políticos por parte da empreiteira, uma das principais estruturas de corrupção descobertas pela Operação Lava Jato.  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

CNJ Lava-Jato Gabriela Hardt Eduardo Appio Appio

Temas

Justiça Notícia

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

STF já responsabilizou mais de 1,1 mil pessoas pelo 8 de janeiro

TENTATIVA DE GOLPE

Bolsonaro entrega defesa no STF em dia de acareação de Mauro Cid

DESVIO DE EMENDAS

STF ouve testemunhas em ação contra deputados do PL por propina

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES