Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/11/2009 14:46
Mário Coelho
O pedido de impeachment do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), será discutido pelos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF), na próxima quinta-feira (3). Na sexta-feira (27) passada, a OAB havia anunciado que analisaria o inquérito da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. Nesta segunda-feira (30), ficou decidido que o caso irá para análise dos conselheiros.
Na tarde de hoje, um conselheiro será designado como relator do inquérito. A partir da análise do caso, ele dará sua posição aos conselheiros da OAB-DF. Se for aprovado, o pedido de impeachment será documentado no dia seguinte na Câmara Legislativa do DF. "Há duas formas para se fazer o pedido de afastamento. O primeiro é via judicial, o que já está sendo feito tanto pelo Poder Judiciário quanto pelo Ministério Público, e o segundo é pela via política, que envolve o Legislativo local", explicou o presidente da OAB nacional, Cezar Britto, em entrevista coletiva, segundo a Agência Brasil.
"À OAB cabe atuar no campo político, mobilizando entidades e população a demonstrar indignação para cobrar ações do Legislativo local", disse Britto. "Não há maioria maior do que a cidadania. Quando a população se mobiliza consegue reverter o que parece impossível. Nossa esperança é que os parlamentares se curvem diante da soberania do povo", argumentou Britto em referência ao fato de o governador deter maioria na bancada da Câmara Legislativa.
Arruda e Paulo Octávio são dois dos investigados pela Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora. A operação investiga um esquema de corrupção, fraude em licitações, crimes financeiros e outros crimes praticados por representantes do governo do DF e deputados distritais. Em nota divulgada ontem, os dois alegaram que são "vítimas" de uma armação política. Vídeos anexados aos autos mostram o governador, secretários e deputados distritais embolsando dinheiro.
Leia tudo sobre a Operação Pandora
Temas
LEIA MAIS
OPERAÇÃO OVERCLEAN
DESVIO BILIONÁRIO
Aposentados foram presas fáceis de fraudadores, diz Lewandowski
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso
DEPUTADO NOS EUA
Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara
AGENDA DA SEMANA
Câmara pauta licenciamento ambiental na semana antes do recesso