Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/4/2009 22:43
Fábio Góis
Uma comissão externa de juristas vai apresentar na próxima semana ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o texto preliminar do anteprojeto do novo Código de Processo Penal (CPP) elaborado pelos membros colegiado. A idéia é dar início a uma série de audiências públicas, em todas as regiões do país, para discutir a reforma.
Para isso, a comissão deverá pedir autorização de Sarney para que o texto seja levado ao debate público, após a apreciação da primeira versão do anteprojeto. Também será solicitado que o texto final do CPP seja primeiramente apreciado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde seriam formalmente abertas as rodadas de audiências públicas.
Segundo o autor do requerimento de formação do colegiado, senador Renato Casagrande (PSB-ES), o debate público do texto final a partir das comissões do Senado é crucial para que a sociedade possa se posicionar sobre seu conteúdo.
Nesta primeira fase de trabalhos, os juristas da comissão externa se concentraram na discussão e na estruturação do novo código. O coordenador do grupo e ministro do Superior Tribunal de Justiça, Hamilton Carvalhido, ressaltou que a elaboração do material foi executada de maneira a direcioná-lo para as discussões com a sociedade civil.
Os juristas vão sugerir que o texto em construção do CPP, cuja íntegra não representará uma nova norma, seja apresentado como de autoria da presidência do Senado, com assinatura de todos os senadores, e que o relator da matéria seja Renato Casagrande. Por sua vez, o parlamentar capixaba aponta a necessidade de amplo debate e acredita que a proposição deve estar em trâmite formal, como projeto de aprimoramento do CPP, ainda neste semestre.
Com informações da Agência Senado.
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA