Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. População não confia no Congresso, aponta pesquisa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

População não confia no Congresso, aponta pesquisa

Congresso em Foco

27/9/2007 12:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa realizada entre os dias quatro e 20 agosto, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), revela que 83% dos entrevistados não confia, na Câmara dos deputados. Em relação ao Senado, o índice é um pouco menor. Cerca de 80% não têm confiança na Instituição. A pesquisa ouviu 2.011 pessoas de todo o Brasil.

Em relação aos políticos, o índice de desconfiança também é alto. Cerca de 81% da população não confia em seus representantes. Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), esse sentimento com relação aos políticos não pode ser ampliado ao âmbito das instituições. "O desgaste da imagem dos políticos não pode ser estendida à política", afirmou a parlamentar.

A maioria dos entrevistados acredita que a corrupção pode ser combatida. Para 84,9%, há meios de se acabar com esse problema e que o "Ministério Público e a Polícia Federal deveriam ser os órgãos mais relevantes nesse combate". A pesquisa também aponta que 14,1% já perderam totalmente as esperanças.

As instituições melhor avaliadas pela população são a Polícia Federal, que conta com 75,5% de aprovação, as Forças Armadas, com 74,7% e o Juizado de Pequenas Causas, com 71,8% de confiança.

A pesquisa revela ainda que além da maioria da população ter perdido a confiança nas instituições políticas, ela discorda do foro privilegiado. Para 79,8%, os parlamentares não deveriam ser julgados por uma corte especial. A população também espera pela reforma política. Os números mostram que 95,4% a consideram importante para o país.

Os resultados da pesquisa foram divulgados em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, que se realiza agora na Câmara. Participam do encontro o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Rodrigo Collaço; o professor do Instituto de Ciências Políticas da UnB Ricardo Caldas; David Lima, da empresa Opinião, que realizou a pesquisa; e o deputado Pedro Wilson (PT-GO), que dirige os trabalhos. (Ana Paula Siqueira)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais de hoje - 27set07

Câmara aprova CPMF em 1º turno e rejeita destaques

Denúncia é espetáculo para a mídia, diz empresa

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES