Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
27/9/2007 12:00
Pesquisa realizada entre os dias quatro e 20 agosto, encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), revela que 83% dos entrevistados não confia, na Câmara dos deputados. Em relação ao Senado, o índice é um pouco menor. Cerca de 80% não têm confiança na Instituição. A pesquisa ouviu 2.011 pessoas de todo o Brasil.
Em relação aos políticos, o índice de desconfiança também é alto. Cerca de 81% da população não confia em seus representantes. Para a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), esse sentimento com relação aos políticos não pode ser ampliado ao âmbito das instituições. "O desgaste da imagem dos políticos não pode ser estendida à política", afirmou a parlamentar.
A maioria dos entrevistados acredita que a corrupção pode ser combatida. Para 84,9%, há meios de se acabar com esse problema e que o "Ministério Público e a Polícia Federal deveriam ser os órgãos mais relevantes nesse combate". A pesquisa também aponta que 14,1% já perderam totalmente as esperanças.
As instituições melhor avaliadas pela população são a Polícia Federal, que conta com 75,5% de aprovação, as Forças Armadas, com 74,7% e o Juizado de Pequenas Causas, com 71,8% de confiança.
A pesquisa revela ainda que além da maioria da população ter perdido a confiança nas instituições políticas, ela discorda do foro privilegiado. Para 79,8%, os parlamentares não deveriam ser julgados por uma corte especial. A população também espera pela reforma política. Os números mostram que 95,4% a consideram importante para o país.
Os resultados da pesquisa foram divulgados em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, que se realiza agora na Câmara. Participam do encontro o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Rodrigo Collaço; o professor do Instituto de Ciências Políticas da UnB Ricardo Caldas; David Lima, da empresa Opinião, que realizou a pesquisa; e o deputado Pedro Wilson (PT-GO), que dirige os trabalhos. (Ana Paula Siqueira)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil