Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/4/2008 | Atualizado às 21:58
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), declarou há pouco, ao deixar a reunião do Encontro Nacional de Prefeitos do PT, em curso em um hotel de Brasília, que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) fez uma “boa síntese” sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em andamento nos municípios Brasil afora.
Segundo Berzoini, Dilma foi aplaudida ao chegar ao auditório do hotel, e recebeu apoio dos prefeitos em relação às denúncias de que ela seria a responsável pela produção e pelo vazamento do chamado “dossiê anti-FHC”, compilação de dados sobre gastos do governo Fernando Henrique Cardoso com cartão corporativo.
Berzoini disse ainda que Dilma pediu que os prefeitos reportassem todo e qualquer problema na consecução das obras do PAC em seus municípios, com o objetivo de que eventuais atrasos nos trabalhos sejam evitados. Contudo, Dilma alfinetou os prefeitos ao dizer que grande parte dos problemas nas obras era culpa dos próprios municípios, com entraves burocráticos como documentos incompletos.
A ministra despistou os jornalistas na entrada e na saída do evento, com um acesso reservado para que ela e seus seguranças se locomovessem sem interferências. O encontro não foi aberto à imprensa.
Segundo uma fonte ouvida pelo Congresso em Foco, Dilma declarou que o crescimento do Brasil não era um “vôo de galinha”, e justificou dizendo que o consumo aumentou no país, o crédito externo alcançou R$ 1 trilhão e a estimativa de crescimento econômico para 2008 é de 5%.
Terceiro mandato
O prefeito de Recife (PE), João Paulo Lima e Silva, voltou a defender um terceiro mandato para o presidente Lula. Segundo ele, a tese teria saído fortalecida do encontro, com o apoio de alguns prefeitos.
Não foi o que disse o prefeito de Vitória (ES). Segundo informações obtidas pela reportagem, ele criticou a posição defendida pelo colega de sigla, e disse que "um partido não pode levantar essa bandeira do terceio mandato", no que foi bastante aplaudido.
Moções
Três moções foram anunciadas pelos petistas no encontro de prefeitos, duas oficiais e uma simbólica. A primeira foi destinada ao presidente Lula, por ter sido considerado o presidente mais municipalista que o Brasil já teve. Hoje à tarde, na abertura não oficial da XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente da Confederação Nacional de Municípios e prefeito de Mariana Pimentel (RS), Paulo Ziulkoski, emitiu a mesma opinião a respeito de Lula (leia).
As outras moções foram apresentadas à ministra Dilma. A simbólica foi movida em tom de desagravo: prefeitos manifestaram solidariedade à ministra devido à pressão que ela estaria sofrendo em relação ao dossiê supracitado. A oficial, apresentada pela prefeita de Santarém (PA), Maria do Carmo Martins Lima, e em nome da governadora do Pará (Ana Júlia Carela -PT) e de prefeitos petistas paraenses, reconhece o fato de Dilma, na condição de mulher, "estar à frente de um grande projeto".
"Existem setores da sociedade que acham que lugar de mulher não é na política", protestou Maria do Carmo. (Rodolfo Torres e Fábio Góis)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores