Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/5/2007 | Atualizado às 15:11
Para o relator da CPI do Apagão Aéreo, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), não restam dúvidas de que houve falha humana no caso do acidente entre o boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro do ano passado.
Segundo ele, o depoimento do primeiro-sargento Wellington Andrade Rodrigues, presidente da Associação Brasileiro de Controladores de Tráfego Aéreo à CPI do Apagão Aéreo do Senado, só contribuiu para reforçar a conclusão.
"Não tenho dúvidas de que a falha é humana. Apesar das contradições, isso não tem como mascarar. Estou convencido de que houve falhas dos controladores e dos pilotos do Legacy, mas também não há dúvidas de que o sistema aéreo tem falhas", afirmou o senador.
Demóstenes ressaltou que uma das mudanças que precisarão acontecer é a melhoria salarial dos controladores. "Não sei se o melhor é o sistema civil, mas temos que aumentar os salários desses controladores".
Durante seu depoimento na CPI, o primeiro-sargento Wellington Rodrigues afirmou que um controlador em início de carreira ganha salário bruto de R$ 2.500 e que após 20 anos de carreira, ele ganha R$ 3.500.
"Muitos controladores fazem bicos, conheço alguns que são taxistas, outros dentistas, no meu caso, tenho minha esposa que me ajuda com as despesas", disse.
Agora os senadores estão ouvindo o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Carlos Botelho.
O depoimento mais aguardado para a sessão de hoje era o do terceiro-sargento Roberto Freire, que estava trabalhando no controle aéreo de Manaus no dia do acidente que vitimou 154 pessoas.
A oitiva, no entanto, foi adiada para a próxima semana, pois Roberto Freire optou por falar junatmente com um controlador de Brasília e o requerimento para que este controlador fosse chamado, só foi aprovado há pouco. (Soraia Costa)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime