Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/3/2007 13:28
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje, em Buenos Aires, que o presidente dos EUA, George W. Bush, está em viagem pela América Latina para "dividir, enganar e frear os movimentos populares" porque não conseguiu emplacar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Chávez atacou o colega americano, que negocia com o Brasil parceria na área de biocombustíveis.
"Bush é o lobo vestido em pele de cordeiro. É uma nova ofensiva imperial depois que enterramos a Alca na Cúpula de Mar del Plata. Vem para dividir, enganar, frear os movimentos populares", disse o presidente da Venezuela em breve entrevista coletiva, informa a agência France Press. "Depois daquele grande fracasso da Alca, reformatou a proposta e vem falar de pobreza, se inteirou de que existe pobreza", completou.
Chávez chegou a Buenos Aires na noite de quinta-feira, enquanto Bush desembarava no Brasil. Esta noite o americano segue para o Uruguai. Os dois países são sócios da Argentina, do Paraguai e da Venezuela no Mercosul. "Ao Mercosul transformamos ou vai morrer como morreu a CAN (Comunidade Andina de Nações)", admitiu Chávez momentos antes em uma entrevista para a televisão argentina.
"Bush diz que haverá US$ 75 milhões para solucionar a pobreza, e isto é uma cifra risível. Não queremos esmolas, queremos um sistema de liberdades, quebramos as cadeias do imperialismo", criticou. O venezuelano será o principal orador de um evento organizado pelas Mães da Praça de Maio e organizações de esquerda em um estádio de futebol de Buenos Aires nesta sexta-feira.
Temas
RELAÇÕES EXTERIORES
Lula, Petro e três presidentes assinam artigo contra o autoritarismo
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Licença de Eduardo Bolsonaro expira, dando início à contagem de faltas
Direitos das mulheres