Antes de completar um mês de legislatura, as bancadas informais do Congresso já estão prontas para agir. Dentre elas, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a bancada ruralista com 104 parlamentares e a empresarial com 120 representantes.
Além delas, a bancada municipalista, que conta com mais de 100 parlamentares; a sindicalista, que dispõe de 60 congressistas; e a evangélica, que – por causa do envolvimento em escândalos, em 2006 – possui este ano apenas 36 fiéis. Por fim, a bancada das comunicações volta bem forte nesta legislatura, com mais de 100 participantes, dentre eles, os ex-presidentes José Sarney e Fernando Collor.
Mesmo não sendo legendas formais, são esses grupos parlamentares que definem muito do que é aprovado no Congresso. Alheios às 27 legendas oficiais, essas frentes formam hoje 113 grupos, todos devidamente registrados nas mesas diretoras da Câmara e do Senado.
Ao constatar, há uma semana, a escolha de figuras inexpressivas para presidir a maioria das comissões da Câmara, o diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, afirmou que “essas escolhas são um sinal de que as bancadas continuarão sendo o fórum de debates e decisões” do Congresso.
A força das bancadas “é um indicativo da fragilidade dos partidos brasileiros”, acrescenta o historiador Marco Antonio Villa, professor da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). “Elas acabam se sobrepondo aos partidos, que se enfraquecem cada vez mais”, ressaltou.
Já para o ex-deputado Saulo Queiroz, diretor-executivo do PFL, “não há o que fazer: os partidos são forçados a conviver com as bancadas e frentes. Se decidirem expulsar um político, ele vai para outra sigla e não acontece nada. Então se acomodam, porque se expulsarem alguém, a bancada fica menor”, criticou.
Confira as bancadas mais fortes:
Ruralista
Empresarial
Sindical
Municipalista
Da Segurança
Ambientalista
Evangélica
Outras bancadas existentes no Congresso:
Livre Expressão Sexual
Capoeira
Adoção
Leite
Silvicultura
Municípios
De Fronteira
Hepatites e Transplantes
Rio Doce
Vasp
Uso de Terrenos da Marinha Defesa da Atividade Física
Das Águas
Pequenos e Médios Laticínios
Programa Antártico
Profissões Regulamentadas
Defesa do Trânsito Seguro
Pela Criação de Novos Estados e Territórios