Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Apoio dos governadores a Lula pode custar R$ 38 bi

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Apoio dos governadores a Lula pode custar R$ 38 bi

Congresso em Foco

26/11/2006 7:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O apoio dos governadores eleitos reivindicado pelo presidente Lula para viabilizar o crescimento de econômico de 5% em seu novo mandato pode custar cerca de R$ 38 bilhões. Esse é o valor da soma da renegociação das dívidas com a União e das despesas de uma extensa lista de obras de infra-estrutura, como aeroportos, rodovias, refinarias de petróleo e portos, apontados como prioritários pelos governos estaduais. Também estão na conta os repasses tributários pleiteados pelos estados. 

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, as obras mais caras são antigas demandas, algumas já em andamento, que atendem mais de uma unidade da Federação. Um exemplo é a Transnordestina, obra ferroviária que interessa aos nove governadores do Nordeste.

Iniciada em 1990, acabou paralisada dois anos depois e foi retomada em junho deste ano. O custo da obra é de R$ 4,5 bilhões. Com uma extensão de 1,8 mil quilômetros, a ferrovia ligará o sudeste do Piauí, o sul do Maranhão e o oeste da Bahia aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) - importante ramal de escoamento da produção agrícola da região.

Como boa parte das grandes obras, ela é tocada pela iniciativa privada, mas com a maior parte dos recursos vindos de órgãos de financiamento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Outras duas ferrovias estão no pacote de reivindicações - a Norte-Sul, atravessando o País, e o Ferroanel, em São Paulo, contam os repórteres Vanice Cioccari e Ricardo Brandt

A transposição do Rio São Francisco é outra obra estratégica. O projeto prevê a transposição das águas para rios do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco ao custo de R$ 4,5 bilhões. A obra tinha sido definida como o principal investimento do primeiro mandato de Lula.

A recuperação de rodovias federais também é considerada essencial para grande parte dos governadores. Dos 27 ouvidos, 16 apontaram como prioridades obras de pavimentação, duplicação e recuperação de estradas.

A expectativa é que o dinheiro para essas obras não saia totalmente dos cofres da União. Algumas obras serão viabilizadas através das parcerias público-privadas (as PPPs).

Os governadores discutem com Lula a renegociação da dívida dos Estados com a União. É consenso entre eles que se não houver um relaxamento da dívida, que consome grande parte da capacidade de investimento das unidades federativas, o Brasil não atingirá a meta de crescimento de 5% ao ano. "Se não desobstruírem a questão do alto endividamento dos Estados, não haverá crescimento algum no País", disse o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (sem partido), ao Estadão.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo troca comando do tráfego aéreo nacional

ONG de deputado paulista complica Rosinha no RJ

"Temos de nos cobrar muito mais", diz Lula ao PT

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Armas

Porte de arma pode ser liberado a produtores, motoristas e empresários

2

Projeto antifacção

Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime

3

Eleições 2026

Parlamentares do PL trocam farpas em live sobre vaga ao Senado em SC

4

Previdência Militar

Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros

5

SERVIÇO PÚBLICO

Pedro Paulo: PEC da reforma administrativa deve ir direto ao plenário

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES