Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
13/9/2006 17:40
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ontem (12) o bloqueio de mais R$ 6,35 milhões repassados pelo governo federal ao estado do Piauí, governado pelo petista Wellington Dias, candidato à reeleição, em suposta afronta à legislação eleitoral.
De acordo com a Folha Online, as irregularidades detectadas somam até aqui R$ 17,2 milhões e respondem por 86% do total liberado. A assessoria de imprensa do governo piauiense disse que o estado ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão do TCU.
Na cautelar concedida ontem (12), o presidente do TCU, ministro Guilherme Palmeira, acatou a análise da equipe técnica do tribunal. Segundo a analise, o dinheiro repassado teria como objetivo "o início de obras no período eleitoral", sem que estivesse comprovada situação de emergência ou de calamidade pública.
O TCU fiscaliza, além do repasse irregular de recursos públicos no período eleitoral, a propaganda próxima a repartições públicas e o uso de bens ou servidores públicos em campanhas.
A lei eleitoral (número 9.504, de 1997) autoriza apenas a transferência de recursos da União a estados e municípios nos três meses que antecedem as eleições para obras iniciadas anteriormente, serviços em andamento ou situações emergenciais.
O não cumprimento da lei pode levar à perda do registro ou do diploma do candidato que recebeu o benefício.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso