Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/8/2006 | Atualizado às 14:07
Em relação aos três primeiros meses deste ano (série com ajuste sazonal), a economia brasileira registrou uma expansão de 0,5% no segundo trimestre, de acordo com dados divulgados hoje (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o pior desempenho desde o terceiro trimestre de 2005, quando houve recuo de 1,2%.
Segundo analistas, o resultado fraco, puxado pela indústria, põe em risco a meta mais modesta já divulgada por integrantes do governo Lula para a expansão econômica deste ano, de 4%. Na média, analistas de mercado esperam um crescimento de apenas 3,5% em 2006.
O PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2006, a expansão acumulada é de 2,2% e, nos últimos 12 meses, de 1,7%. Dentre os setores que compõem o PIB, a agropecuária obteve o melhor desempenho (0,8%) no segundo trimestre de 2006, na comparação com o primeiro trimestre. Em seguida, vieram os serviços (0,6%).
A indústria teve o pior desempenho entre os setores, com queda de 0,3% no período abril-junho em relação ao primeiro trimestre. Já o consumo do governo apresentou crescimento de 0,8% no segundo trimestre e o consumo das famílias, de 1,2%. De acordo com o IBGE, a formação bruta de capital fixo, que representa os investimentos produtivos do país, caiu 2,2% sobre os três primeiros meses.
Temas
Violência contra Mulher
"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão
Crime Organizado
Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro
DETRATOR DE MORAES
Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes