Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/4/2009 20:14
Daniela Lima
Os deputados aprovaram esta noite (15) a Medida Provisória 453, que destina empréstimo de R$ 100 bilhões do Tesouro Nacional para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este foi um dos projetos enviados pelo governo no início do ano, para conter o avanço da crise financeira. A intenção, garante o relator, é ampliar a oferta de crédito às empresas brasileiras.
A oposição reclamou do artigo que estipula a taxa a que o BNDES fará a reposição anual do empréstimo ao Tesouro Nacional. A MP garante que os pagamentos sejam corrigidos pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais 2,5% ao ano - algo em torno de 8,75%. O líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO), disse que, dessa forma, o Tesouro seria prejudicado com o empréstimo.
O partido fez emenda solicitando que os pagamentos fossem feitos com base na mesmo patamar usado pelo Tesouro para captar os recursos no mercado interno, que segue a taxa Selic (hoje em 11,25%). "Queremos evitar que haja perda para o Tesouro Nacional, que é mantido com o dinheiro do povo", defendeu o líder do DEM durante a votação. A emenda foi rejeitada, e classificada pelo relator da MP, deputado Pedro Eugênio (PT-PE) como antidemocrática.
Outra emenda pedia que relatórios trimestrais com todas as movimentações financeiras do BNDES fossem apresentados à Câmara dos Deputados. Quanto a essa reivindicação, houve acordo e os deputados aprovaram a prestação de contas.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
REAJUSTE SALARIAL
STF envia ao Congresso reajuste para servidores do Judiciário