Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deu no NYT: Lula duvida de provas contra Dirceu

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deu no NYT: Lula duvida de provas contra Dirceu

Congresso em Foco

23/9/2007 | Atualizado às 13:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Além de exaltar a economia brasileira e evitar falar do colega venezuelano, o presidente Lula disse em entrevista ao jornal New York Times que não há provas do envolvimento do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado José Dirceu (PT) com o mensalão. "Eu não acredito que haja qualquer evidência de que Dirceu cometeu o crime de que ele está sendo acusado", afirmou o presidente em defesa de Dirceu, que está sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa e formação de quadrilha. 
 
Durante 75 minutos de conversa, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, no Palácio do Planalto, Lula também se mostrou otimista com a economia. "Estamos vivendo um momento promissor. O Brasil está vivendo seu melhor momento econômico". Na entrevista,  o jornal "destaca indicadores como crescimento, queda do desemprego e controle da inflação, e também a aprovação popular de Lula."

O New York Times registra que essa foi "a primeira conversa longa com um jornalista americano desde 2004", mas não cita a matéria do então correspondente Larry Rohter. Na matéria, Rohter afirmava que o consumo de álcool pelo presidente se tornara uma preocupação nacional. Na época, o presidente chegou a pedir o cancelamento do visto do repórter, mas voltou atrás por causa da repercussão negativa do caso.

"Ele é o presidente Teflon. Nada cola", disse ao jornal o cientista político e professor da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer. Lula, segundo a reportagem, se recusou a dizer se alguém em especial o traiu. "Há centenas de empregados ao meu redor que eu não tenho a menor idéia do que fazem", desconversou o presidente Lula.

O presidente também descartou a sugestão de que possa se tornar uma força na região, em contraposição ao venezuelano Hugo Chávez. Na semana passada, o presidente da Venezuela fez duras críticas ao Congresso. "Nós na América Latina não estamos à procura de um líder", afirmou. "Não precisamos de um líder. O que precisamos é construir harmonia política, porque a América do Sul e a América Latina precisam aprender a lição do século 20. Nós tivemos a oportunidade de crescer, de nos desenvolver, mas perdemos a oportunidade. Então, continuamos sendo países pobres", completou Lula. (Lúcio Lambranho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes de hoje - 23set07

O desvalorizado fundo de garantia

Alterações na disputa pelo Prêmio Congresso em Foco

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES