Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Perda de peso político

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Perda de peso político

Congresso em Foco

2/5/2006 | Atualizado às 9:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A greve de fome iniciada às 17h15 do último domingo pelo ex-governador Anthony Garotinho não sensibilizou sequer a cúpula do seu partido até o momento e pode estar produzindo efeito contrário ao desejado pelo pré-candidato do PMDB à presidência da República. Aliado de Garotinho, o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), considerou a greve inadequada e enfatizou que a atitude do colega foi fruto de uma decisão isolada e unilateral. "Não é um gesto do partido, tanto que não houve comunicação ao partido ou a mim. É uma questão de foro íntimo", afirmou.

Garotinho alega que a greve de fome é um protesto contra a "campanha mentirosa e sórdida" promovida pela mídia para desconstruir sua imagem. Ele afirma que sofre perseguição da imprensa, do sistema financeiro e do governo federal.

Até Lula ironizou ontem o gesto do ex-governador. "Se eu fosse entrar em greve de fome toda vez que a imprensa fala de mim, eu seria um natimorto. Todos nós ficamos chateados com a imprensa. O que eu quero, na verdade, é que as pessoas tenham consciência de que para nós o que importa é que quanto mais livre a imprensa mais forte a democracia", disse o presidente.

Lúcido e hidratado

De acordo com o boletim médico divulgado na tarde dessa segunda-feira, Garotinho perdeu 700 gramas dos seus 90 kg. O médico que o acompanha disse que o pré-candidato está lúcido, hidratado, com ritmo cardíaco regular e pressão arterial e cardíaca normais.

O ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos (PMDB), pré-candidato ao Senado, defendeu o cancelamento da candidatura de Garotinho. "Além de denúncias com um conteúdo crescente de problemas, Garotinho está expondo o partido ao ridículo com essa história de greve de fome. Trata-se de um amontoado de denúncias, que reúne corrupção, atos ilegais e má prática política", afirmou.

Garotinho é alvo de uma série de denúncias de irregularidades em sua pré-campanha. O ex-governador teria recebido recursos de empresas de fachada cujos diretores foram ou são ligados a organizações não-governamentais que receberam fartos recursos do governo estadual, comandado por sua mulher, Rosinha Matheus.

"Ele é muito robusto"

Com a greve de fome, em vez de ganhar apoio, Garotinho começa a perder terreno no partido. "Isso aí não é um método que deve ser usado para que uma pessoa se torne candidata. Isso é tudo, menos uma manifestação de força. Ele quer que se tenha pena dele. Mas ninguém no PMDB vai ter pena de Garotinho. Mesmo porque ele é muito robusto e uma greve de fome não vai ter o efeito que ele espera tão cedo. É uma manifestação de fraqueza que não sensibiliza o partido", disse o relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), disse que o partido não irá se solidarizar com a iniciativa. "Nunca vi um cara tão ousado. Ou ele se lasca de uma vez ou vira vítima. Foi uma jogada perigosíssima. Eu até agora não entendi a razão dessa resposta. Com o padre Luiz Flávio Cappio, lá no Rio São Francisco, deu certo. Com ele não sei se vai dar não. Não creio que o partido vá se sensibilizar. Não deve ter influência em sua candidatura", afirmou.

O ex-governador, que está numa sala de 15 metros quadrados na sede regional do partido, no centro do Rio, faz duas exigências para suspender a greve de fome: que seja instituída uma supervisão internacional no processo político-eleitoral brasileiro, assegurando a igualdade de tratamento a todos os candidatos, com acompanhamento de instituições nacionais que tradicionalmente defendem a democracia, e que os veículos de comunicação que o acusam "cedam o mesmo espaço para que a população possa conhecer a verdade dos fatos".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Centrais em colisão

Oposição vai à Justiça contra pronunciamento de Lula

Deputado defende cotas e acusa Globo e oposição

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES