Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula assina nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Supremo Tribunal Federal

Lula assina nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF

O presidente Lula assinou a nomeação do advogado Cristiano Zanin para ocupar o cargo de ministro do STF. Decreto está no Diário Oficial

Congresso em Foco

5/7/2023 | Atualizado às 14:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro do STF, Cristiano Zanin, votou pela anulação da decisão sobre

O ministro do STF, Cristiano Zanin, votou pela anulação da decisão sobre "revisão da vida toda" para beneficiários do INSS. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, também votou para anular. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a nomeação do advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto foi publicado no Diário Oficial da União nesta nesta quarta-feira (5). A posse do ministro será em 3 de agosto. Zanin substitui o ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no dia 11 de abril. O advogado foi indicado ao cargo pelo próprio presidente no início de junho. Foi sabatinado e aprovado como ministro pelo Senado no dia 21 de junho. Zanin ficou conhecido por defender Lula no caso da Lava-Jato. Após a prisão do atual presidente, que ficou mais de 500 dias na cadeia em Curitiba, o advogado atuou nas ações que anularam os processos em que o presidente tinha sido condenado. A indicação de Cristiano Zanin Martins teve o placar de 58 votos favoráveis e 18 contrários no plenário do Senado. A votação foi secreta, mas o resultado já era esperado. A entrada de Zanin na Corte coloca um nome de perfil garantista - com inclinação a priorizar a garantia dos direitos do réu em seus votos - na Corte, em contraste à abordagem mais punitivista de outros ministros. Lewandowski seguia tendência semelhante. A indicação, então, tende a manter o equilíbrio de forças atual da Corte.

Zanin pode ficar até 2050 no STF

O advogado Cristiano Zanin Martins pode passar os próximos 27 anos como ministro do STF e só se aposentar em 2050. Pelas regras atuais, há um limite de idade para os ministros, que são obrigados a se aposentar aos 75 anos. Por isso, os que são mais jovens ao tomar posse costumam ter mais tempo à frente de uma cadeira no plenário.

É o caso de Zanin. Com 47 anos, é um dos ministros mais novos ao ser nomeado entre os que fazem parte da atual composição do STF. Fica atrás apenas de Gilmar Mendes (46 anos quando tomou posse, em 2002) e Dias Toffoli (42 anos na posse em 2009). Zanin, no entanto, não foge muito à regra dos ministros mais recentes: Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça também tinham pouco menos de 50 anos cada um quando foram indicados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

nomeação STF Lula indicação ministro do STF cristiano zanin nomeação STF

Temas

Judiciário Notícia

LEIA MAIS

Câmara dos Deputados

Por pauta econômica, governo cede e abre cofre a deputados

Câmara dos Deputados

Lira quer debater reforma tributária nesta quarta para concluir votação até sexta

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES