Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/6/2008 17:15
Destaque crucial
A CSS é o atual grande motivo de discórdia entre governo e oposição no Congresso. Apresentada como substitutivo ao projeto de lei complementar (PL 306/2008) que regulamenta a Emenda 29, a criação da CSS foi a forma encontrada pelo governo para custear a emenda – que fixa (e aumenta) o limite mínimo de investimentos na área da saúde pelos governos federal, estadual e municipal.
Com o texto-base já aprovado na Câmara, resta aos deputados a votação do principal destaque apresentado pela oposição. O destaque exclui o artigo que define a base de cálculo da "nova CPMF", como os oposicionistas insistem em chamar a nova contribuição. Ou seja, sem base de cálculo, a CSS se tornaria inócua.
Mas, caso a tentativa da oposição fracasse, e o Senado reitere a orientação da Câmara, a contribuição vigerá a partir de 2009 com alíquota de 0,1%, em caráter permanente, e totalmente revertida para a saúde. Além disso, ficariam isentos da contribuição aposentados, pensionistas e aqueles que recebem até R$ 3.083,99 (teto da Previdência Social). (Fábio Góis)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores