Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Relator mantém travas ao piso da enfermagem no arcabouço fiscal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Relator mantém travas ao piso da enfermagem no arcabouço fiscal

Relator manteve as travas para o pagamento do novo piso da enfermagem, mantendo o texto aprovado na Câmara neste quesito

Congresso em Foco

21/6/2023 | Atualizado às 10:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião. O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do arcabouço fiscal, manteve as travas ao piso da enfermagem. 
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião. O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do arcabouço fiscal, manteve as travas ao piso da enfermagem. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Omar Aziz (PSD-AM), relator do projeto do arcabouço fiscal, manteve em seu parecer as travas para o pagamento do novo piso da enfermagem , mantendo, neste quesito, o texto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de maio. O parecer foi apresentado na manhã desta quarta-feira (21) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). Veja a íntegra do relatório arcabouço De acordo com o relator, a trava ao piso da enfermagem se manteve por entender "que as mudanças nas exceções aos limites de gastos precisam ser limitadas a circunstâncias absolutamente excepcionais, que estão justificadas na seção". Havia uma emenda, da senadora Professora Dorinha (União-TO) para a retirada do piso da enfermagem do teto de gastos, mas a emenda não foi acatada pelo relator. Durante a comissão, o senador Messias de Jesus (Republicanos-RR), fez um apelo para que o piso da enfermagem fosse retirado da trava. "Tudo é importante. Eu não tenho justificativa para tirar. Todos são importantes para o Brasil, mas não tenho justificativa para tirar", disse Omar Aziz, em relação ao piso da enfermagem. O texto do arcabouço fiscal, que precisa se aprovação na Comissão do Senado e depois em plenário, ainda precisa voltar à Câmara, uma vez que sofreu alterações. Os senadores tiveram uma série de conversas com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nas últimas semanas, a fim de buscar uma acordo para que o texto do Senado seja mantido na íntegra. Se o acerto for confirmado, o texto do Senado, no qual mantém as travas ao piso da enfermagem, será encaminhado dessa forma para sanção do presidente Lula (PT). "Qualquer segmento é importante. Se o governo tiver interesse, veta", disse o relator Omar Aziz.

Ainda em maio, o presidente da República sancionou o projeto de lei que distribui R$ 7,3 bilhões para os sistemas de saúde de estados e municípios, visando a arcar com o custo de implementação do piso salarial da enfermagem. Essa era a última etapa de um longo processo, que tramita há quase dois anos entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Mas, e agora, o que acontece? Ao que tudo indica, apesar do recurso, a batalha pelo pagamento ainda está longe do fim.

A sanção do projeto é o ponto que faltava para que o governo alcançasse os requisitos exigidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o piso comece a ter validade. Assim, com a distribuição dos recursos, estados e municípios terão, segundo o governo, condições de bancar os custos de implementação do novo piso. Ainda assim, a batalha judicial em torno do pagamento não teve fim.

Nesta segunda-feira (19), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu a ação que tramita na Corte referente ao pagamento do piso da enfermagem, encerrando o seu pedido de vista (mais tempo para analisar o processo). A Corte vai avaliar o caso em plenário virtual a partir da próxima sexta-feira (23). É a terceira vez que o STF vai abrir uma sessão virtual de julgamento na ação referente ao pagamento do piso de R$ 4.750 para a categoria.

 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Lula Câmara governo federal economia teto de gastos emenda relator Arcabouço fiscal marco fiscal Piso enfermagem Omar Azizi

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

Bets

Apostas online: Izalci propõe Política Nacional de Jogo Responsável

Segurança pública

Deputado propõe tirar do presidente poder de classificar armas

VÍDEO

Deputado diz que vai usar emendas para bancar show de Wesley Safadão

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Negociação

Tarcísio pediu ao STF aval para Bolsonaro viajar e negociar com Trump

2

EUA

Em live, Eduardo Bolsonaro incentiva empresários a investir nos EUA

3

RELAÇÕES EXTERIORES

Lula publica artigo pelo multilateralismo em 9 jornais internacionais

4

ARTICULAÇÃO

Com articulação de JHC, Lula escolhe alagoana Marluce Caldas para STJ

5

COMPOSIÇÃO

Lula nomeia Floriano de Azevedo e Estela Aranha ministros do TSE

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES