Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/9/2006 | Atualizado 16/9/2006 às 7:45
O Supremo Tribunal Federal impediu a tentativa do deputado federal José Janene (PP-PR) de se aposentar por invalidez antes do julgamento de seu processo de cassação, que tramita no Conselho de Ética da Câmara. Janene, que alega sofrer de cardiopatia grave, é o único parlamentar acusado de envolvimento no esquema do mensalão que ainda não passou pelo julgamento do Conselho de Ética.
Um dos motivos para a demora na conclusão do processo foi o longo período em que o deputado ficou licenciado do cargo (entre janeiro e junho) para tratamento de saúde. Nesse tempo, a análise do Conselho de Ética ficou suspensa. Por isso, a Mesa Diretora da Câmara decidiu julgar o pedido de aposentadoria de Janene apenas após a conclusão do Conselho de Ética, para evitar que a aposentadoria do parlamentar impedisse uma possível cassação.
Para reverter a suspensão, o deputado entrou com mandado de segurança no STF, mas o pedido foi negado pelo ministro Gilmar Mendes que considerou não haver ilegalidade na decisão da mesa.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru