Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CNT/Sensus: Alckmin desaba; Lula e Heloísa crescem

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CNT/Sensus: Alckmin desaba; Lula e Heloísa crescem

Congresso em Foco

8/8/2006 | Atualizado às 16:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Pesquisa eleitoral divulgada hoje (8) pela Confederação Nacional do Transporte e pelo instituto Sensus indica que o candidato tucano à Presidência da República, Geraldo Alckmin, caiu na preferência do eleitorado em todas as simulações. Se as eleições fossem hoje, o presidente Lula venceria no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, Lula seria reeleito com 60,5% dos votos válidos (total dos votos, descontados os nulos e em branco). Alckmin ficaria com 24,9% e Heloísa Helena, com 11,7%. No levantamento anterior, realizado entre 4 e 6 de julho, Lula aparecia com 55,1% das intenções de voto, contra 34% de Alckmin.

Na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputarão as eleições presidenciais de outubro, Lula tem 47,9% das intenções de voto, contra 19,7% de Alckmin. A candidata do Psol, senadora Heloísa Helena, aparece com 9,3%.

Os números, que consideram o total dos votos e não apenas os votos válidos, revelam mudanças significativas em relação à pesquisa anterior. No início de julho, Lula tinha 44,1% (3,8 pontos percentuais a menos); Alckmin, 27,2% (7,5 pontos a mais); e Heloísa, 5,4 (3,9 pontos a menos).

Alckmin em queda

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que três hipóteses podem explicar a queda de Alckmin nas pesquisas: a expectativa dos eleitores de que ele não vencerá as eleições; o fraco desempenho do candidato em aparições na mídia; e os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo.

Na simulação do primeiro turno, Cristovam Buarque (PDT) obteve apenas 0,6% dos votos; José Maria Eymael (PSDC), 0,4%; e Luciano Bivar (PSL), 0,2%. O candidato Rui Pimenta (PCO) teve 0,1%. Os votos indecisos, brancos e nulos permaneceram estáveis, somando 20,9% do total.

Em um eventual segundo turno com Alckmin, Lula aparece com 63,8% dos votos válidos, contra 36,2% do tucano. Nessa simulação, Alckmin teve uma queda de seis pontos percentuais. Já o presidente cresceu três pontos.

Contra Heloísa Helena, Lula também venceria, com 66,9% das intenções de voto, contra 22,7% da senadora. Os 10,4% restante seriam de indecisos, brancos e nulos.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios brasileiros, entre os dias 1º e 4 de agosto. A margem de erro varia de um a três pontos percentuais.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Valério afirma que empréstimo para tucano foi quitado

CPI recebe provas contra mais cinco congressistas

Gabeira chama PSB de "partido atrasado"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

2

PEC da Blindagem

Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília

3

Anistia

Eduardo Bolsonaro critica negociações sobre "PL da Dosimetria"

4

PEC da Blindagem

Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição

5

LEI MARIA DA PENHA

Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES