O ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), lidera com folga a disputa para o Senado pelo estado. Segundo pesquisa Gape, publicada ontem no jornal Gazeta de Alagoas, ele aparece na primeira posição com 52% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o deputado José Thomaz Nonô (PFL), com 18%.
Mas a surpresa na disputa para o cargo fica por conta do desempenho de Galba Novis (PL). Vereador considerado bom de voto, ele já aparece na primeira pesquisa como candidato oficial, com 5% dos votos no Estado, e 12% na capital, contra o segundo lugar do candidato e deputado federal Thomaz Nonô (PFL), que tem 18% das intenções de voto no Estado e 18% na capital.
Governo
Na disputa ao Palácio Marechal Floriano Peixoto, a pesquisa indicou a diferença entre os candidatos que polarizam a disputa - o deputado federal João Lyra e o senador Teotonio Vilela Filho - tende a se estabilizar acima dos 16 pontos. Lyra esteve sempre à frente, a partir dos 16 pontos de diferença em abril - na primeira pesquisa Gape; 20 pontos em maio e junho; 19 em julho e agora 16. Pela nova pesquisa, realizada entre o final de julho e o começo de agosto, Lyra chegou aos 43% das intenções de voto, contra 27% de Teotonio Vilela. Os candidatos Lenilda Lima, do PT,e Ricardo Barbosa, do Psol, aparecem com 2% de intenção de voto do eleitor alagoano, cada um.
Apesar da vantagem significativa de Lyra, a disputa esquenta quando a pesquisa mostra também que 25% das intenções de voto ainda estão indefinidas (13% que ainda não opinaram e os 12% que ainda não sabem em quem votar).