Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Minha Casa Minha Vida
Congresso em Foco
4/5/2023 17:24
Na audiência, o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, disse que das mais de 180 mil casas paralisadas, 12 mil foram terminadas até abril. "A expectativa é chegar até 30 mil no fim do ano", disse. Com o relançamento do programa, o governo federal pretende entregar 2 milhões de novas moradias.
A Medida Provisória estabelece um marco legal de caráter estratégico e abrangente para o atendimento das necessidades habitacionais do país e cria as condições para viabilizar as operações já contratadas, instituindo regras de transição e promovendo alterações pontuais na Lei nº 11.977, de 2009.
Voltado ao financiamento de imóveis em áreas rurais ou urbanas e gerido pelo Ministério das Cidades, o texto tem uma mudança principal para o governo, que é o retorno da Faixa 1, focada no atendimento das famílias com renda até R$ 2.640.
O programa teve início em 2009, mas foi trocado pela gestão Bolsonaro pelo programa Casa Verde e Amarela, que não realizou contratações para a faixa de renda mais baixa que recebe aporte federal.
O Minha Casa, Minha Vida vai subsidiar parcial ou totalmente imóveis novos em áreas urbanas ou rurais e financiar imóveis novos ou usados em áreas urbanas ou rurais. Também poderá ser usado para subsidiar o aluguel de imóveis (locação social) e obras e serviços de melhoria habitacional.
Tags
Temas
LEIA MAIS
CONTAS ESTADUAIS
CAE do Senado passa a monitorar dívidas dos estados e municípios
Diálogo Municipal
CRISE ENTRE PODERES
Constitucionalistas apontam validade da derrubada do IOF por Congresso
JORNADA DE TRABALHO
Deputados do PT propõem jornada semanal de 36h sem corte de salário
LIBERDADE RELIGIOSA
Projeto na Câmara busca regulamentar gravação de cultos religiosos