Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Eduardo Braga critica abandono de 186 mil unidades do Minha Casa, ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Minha Casa Minha Vida

Eduardo Braga critica abandono de 186 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida

Em audiência da Medida Provisória do Minha Casa Minha Vida, o senador Eduardo Braga afirmou que o abandono do programa prejudicou o Brasil.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Luiz

4/5/2023 17:24

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

MP 1162 retoma o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

MP 1162 retoma o programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Em audiência pública da Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP) referente à retomada do Minha Casa, Minha Vida (1162/23) realizada na quinta-feira (4), o senador que preside a Comissão, Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que o abandono do programa gerou consequências negativas. "Acabaram com o programa. Esse é o fato. Não é à toa que temos 186 mil unidades inacabadas no país. Elas não foram paralisadas e sim abandonadas." Ao reforçar a atenção que vem sendo aplicada à MP, Braga afirmou que quase 300 emendas foram feitas em relação à MP, o que provaria a dimensão e importância do alcance social do programa e dinamismo da construção civil, que teria sido desidratada por meio do abandono de um programa da tamanha envergadura. Braga defendeu a possibilidade de implantar o programa habitacional em centros urbanos deteriorados. "Hoje, nos grandes centros urbanos, é onde normalmente temos as áreas mais degradadas e o metro quadrado mais barato. Posso dizer da minha cidadã, Manaus, que tem toda a infraestrutura, como escolas e unidades de saúde, o que é uma raridade. Ao contrário da periferia, onde temos escassez. Só que nós não temos política para atrair esses investimentos." O senador ainda ventilou a proposta de que o novo programa Minha Casa Minha Vida seja viabilizado em municípios com menos de 50 mil habitantes. "Por mais que a Caixa Econômica Federal se esforce, ela não está presente em todos esses municípios. É muito importante ter uma política pública que não exclua esses municípios." Histórico

Na audiência, o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, disse que das mais de 180 mil casas paralisadas, 12 mil foram terminadas até abril. "A expectativa é chegar até 30 mil no fim do ano", disse. Com o relançamento do programa, o governo federal pretende entregar 2 milhões de novas moradias.

A Medida Provisória estabelece um marco legal de caráter estratégico e abrangente para o atendimento das necessidades habitacionais do país e cria as condições para viabilizar as operações já contratadas, instituindo regras de transição e promovendo alterações pontuais na Lei nº 11.977, de 2009.

Voltado ao financiamento de imóveis em áreas rurais ou urbanas e gerido pelo Ministério das Cidades, o texto tem uma mudança principal para o governo, que é o retorno da Faixa 1, focada no atendimento das famílias com renda até R$ 2.640. 

O programa teve início em 2009, mas foi trocado pela gestão Bolsonaro pelo programa Casa Verde e Amarela, que não realizou contratações para a faixa de renda mais baixa que recebe aporte federal.

O Minha Casa, Minha Vida vai subsidiar parcial ou totalmente imóveis novos em áreas urbanas ou rurais e financiar imóveis novos ou usados em áreas urbanas ou rurais. Também poderá ser usado para subsidiar o aluguel de imóveis (locação social) e obras e serviços de melhoria habitacional.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

habitação Eduardo Braga municípios caixa Minha Casa Minha Vida abandono Retomada 186 mil unidades centros urbanos

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Conflito interno

Líderes do PDT tentam expulsar movimento infiltrado de extrema-direita

Reforma tributária

Entidades de fiscalização cobram textos das PECs 45 e 110

Mulheres

Economia do Cuidado: A pauta que o Brasil precisa agora

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES