Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF enviará 29 inquéritos ligados à Odebrecht para outras instâncias, ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF enviará 29 inquéritos ligados à Odebrecht para outras instâncias, aponta jornal

Congresso em Foco

5/5/2018 | Atualizado às 8:48

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_290475" align="aligncenter" width="530" caption="Setor de propinas da Odebrecht desembolsou cerca de R$ 10,6 bilhões em propinas"][fotografo]Reprodução[/fotografo][/caption]  O Supremo Tribunal Federal (STF) deve enviar, nos próximos dias, ao menos 29 dos 74 inquéritos ligados à delações da Odebrecht, abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar parlamentares, a outras instâncias por tratarem de crimes sem relação com o mandato dos congressistas investigados. Das ações, apenas sete devem permanecer no tribunal por estarem diretamente ligadas à atividade parlamentar. Outros 38 inquéritos dependerão da avaliação particular de cada ministro, podendo ou não permanecer na Corte. O levantamento foi publicado pelo jornal O Globo deste sábado.
<< Decisão do STF sobre foro pode gerar perseguição e não garante rapidez processual, diz criminalista
A possível distribuição ocorrerá com base no entendimento do Supremo, que na última quinta-feira (3) decidiu restringir o foro privilegiado a deputados e senadores que tenham cometido crimes somente no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas. Por consequência, a decisão faz com que desçam para a primeira instância processos com acusação de estupro e homicídio, por exemplo, desde que não haja relação com o mandato, além de outras acusações de crimes anteriores ao exercício do cargo. Até então, crimes relacionados a parlamentares federais, ainda que praticados em qualquer outro momento fora do exercício do mandato, deveria obrigatoriamente ser analisado pelo STF.  Ontem (sexta-feira,5), o ministro Dias Toffoli iniciou o movimento de transferência de inquéritos e ações penais para a primeira instância do Judiciário. Pelo menos sete processos saíram do STF. De acordo com a reportagem de André de Souza e Eduardo Bresciani, entre os 29 inquéritos da Odebrecht que devem ser mandados para outras instâncias figuram parlamentares de vários partidos: DEM, PCdoB, PMDB, PP, PR, PRB, PSD, PSDB, PT e SD. Os senador Aécio Neves (PSDB-MG) é investigado em dois deles e o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) em outros dois.
<< Leia a reportagem do O Globo na íntegra
Como o foro privilegiado apenas foi restrito a deputados e senadores, alguns casos não devem ir para a primeira instância, mas para outros tribunais, por envolver outras pessoas com foro.  As delações da Obrecht envolvem, entre outros parlamentares, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
<< Gilmar ataca magistratura e vota por restrição de foro a parlamentar. Decisão foi unânime no STF << Quatro anos de Lava Jato: 188 condenações na Justiça, nenhuma delas no STF  
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Câmara Foro privilegiado operação lava-jato Odebrecht supremo congressistas

Temas

Reportagem Corrupção Justiça

LEIA MAIS

CLT

Projeto prevê indenização por desconto sindical irregular

Mercado de trabalho

Deputada propõe obrigatoriedade de contratação de jovens aprendizes

Código Penal

Projeto propõe agravantes em penas de condenados por crime organizado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MELHORES PARLAMENTARES

Revelados os vencedores do Prêmio Congresso em Foco; veja quem ganhou

2

Prêmio Congresso em Foco 2025

Público elege melhores deputados da Câmara em 2025; veja lista

3

MELHORES PARLAMENTARES

Prêmio Congresso em Foco: chegou o dia do Óscar da política

4

Prêmio Congresso em Foco 2025

Deputado Nikolas Ferreira conquista 1º lugar na votação popular

5

MELHORES PARLAMENTARES

Descubra os vencedores do Prêmio Congresso em Foco

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES