Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Zé Maria
4/8/2017 8:00
[fotografo]Lula Marques/AGPT[/fotografo][/caption]No entanto, afirmar que este fato levará à diminuição do "toma lá dá cá" na política, como eles fazem, é mentira das mais deslavadas. Dizer que a clausula de barreira vai acabar com o "toma lá dá cá" dentro do Congresso é o mesmo que dizer os responsáveis por esta situação são o PSTU e do PCB, que nem parlamentares federais têm! E o país inteiro sabe que os grandes responsáveis pela corrupção na política brasileira são os grandes partidos - o PMDB, PT, DEM, PSDB, PP... os mesmo de sempre. E são estes mesmos partidos de sempre que terão um monopólio de representação praticamente garantido se esta clausula de barreira for aprovada.
O sistema eleitoral brasileiro já é profundamente antidemocrático. Para não voltar ao tema que está em todos os telejornais todos os dias - o controle que as grandes empresas têm sobre o processo, na definição de quem vai ser eleito ou não, vamos falar de outros aspectos. A distribuição do tempo de TV entre os candidatos, pelas regras atuais já é profundamente desigual. Enquanto um candidato tem 12 minutos por dia, outro tem 20 segundos.
As redes de TV, apesar de serem concessões públicas, não são obrigadas a manterem equidade no tratamento das diversas candidaturas em seus noticiários, possibilitando que os telejornais se transformem em veículos de campanha dos candidatos que defendem os interesses dos donos das emissoras. As mudanças que querem fazer com as reformas que estão em discussão serão uma "pá de cal", pra piorar ainda mais esta situação.
O sistema eleitoral em nosso país é podre. Tem de fazer uma limpa geral, botar pra fora todo mundo que está aí, de presidente a governadores, passando por deputados e senadores. O Brasil precisa de um outro tipo de governo, socialista, da classe operária e do povo pobre, que funcione através de conselhos populares, onde a população decide cotidianamente o que deve ser feito no país. Se ainda não temos condições para termos um governo assim, pelo menos que se façam novas eleições, gerais, para que o povo possa ter o direito de trocar todo mundo que está aí. E eleições com novas regras, tempo igual de TV para todas as candidaturas, sem financiamento das empresas, onde os corruptos de sempre não possam concorrer, etc.
E nada disso virá de votações naquele antro de larápios, que é o Congresso Nacional. Se os trabalhadores quiserem evitar a aprovação da reforma da Previdência, ou a aplicação da reforma trabalhista que foi aprovada, terá de lutar para defender seus direitos - nas campanhas salariais deste segundo semestre teremos uma mostra disso. Da mesma forma, para que haja estas mudanças no sistema eleitoral, o povo precisa lutar por elas. A classe trabalhadora e o povo pobre precisam tomar as ruas, botar pra fora todos eles, e assumir em suas mãos os destinos do nosso país.
Câmara rejeita pedido para investigar Temer
Mais sobre crise brasileiraTags
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime