Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
APOSENTADOS
Congresso em Foco
15/5/2025 9:54
No primeiro dia de contestação, 473.940 aposentados e pensionistas declararam não reconhecer os descontos feitos em seus benefícios pelo INSS e pediram ressarcimento. Ao todo, 480.660 pessoas responderam ao sistema até as 16h desta quarta (14), mas cerca de 6.700 confirmaram ter autorizado os débitos.
A medida faz parte da resposta ao esquema de fraudes investigado pela Polícia Federal, que estima desvios de R$ 6,3 bilhões desde 2019. A notificação oficial foi enviada pelo aplicativo Meu INSS a cerca de 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos nos últimos cinco anos.
Como funciona
Os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135. No sistema, é possível visualizar as entidades que aplicaram descontos e declarar se as cobranças foram autorizadas ou não. Não é necessário apresentar documentos de imediato.
Se contestada, a associação tem 15 dias úteis para apresentar comprovação de vínculo. Caso deseje, também poderá devolver os valores por meio de uma guia oficial, que será processada pelo Tesouro e repassada via benefício.
Todas as entidades foram contestadas
O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que 41 associações foram citadas como autoras de descontos sem autorização, o que equivale a todas as cadastradas no sistema. O órgão afirma que não há prazo para encerrar as contestações e que nenhuma comunidade será excluída do processo.
A plataforma Meu INSS teve 1,6 milhão de acessos nesta quarta. Segundo o órgão, cerca de 738 mil usuários acessaram a área específica do caso, mas não identificaram descontos nos seus benefícios. O governo alerta que apenas os prejudicados devem usar o serviço, para evitar sobrecarga.
Temas
LEIA MAIS
ESCÂNDALO DO INSS
PLATAFORMAS DIGITAIS
AGU dá 24h para Meta e TikTok removerem fake news sobre Janja
EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS
CPMI do INSS mira Leila Pereira por suspeitas de fraudes da Crefisa
Sessão conturbada
Briga entre vereadores interrompe sessão em Sena Madureira (AC)