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Congresso em Foco
15/5/2025 9:54
No primeiro dia de contestação, 473.940 aposentados e pensionistas declararam não reconhecer os descontos feitos em seus benefícios pelo INSS e pediram ressarcimento. Ao todo, 480.660 pessoas responderam ao sistema até as 16h desta quarta (14), mas cerca de 6.700 confirmaram ter autorizado os débitos.
A medida faz parte da resposta ao esquema de fraudes investigado pela Polícia Federal, que estima desvios de R$ 6,3 bilhões desde 2019. A notificação oficial foi enviada pelo aplicativo Meu INSS a cerca de 9 milhões de beneficiários que tiveram descontos nos últimos cinco anos.
Como funciona
Os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o telefone 135. No sistema, é possível visualizar as entidades que aplicaram descontos e declarar se as cobranças foram autorizadas ou não. Não é necessário apresentar documentos de imediato.
Se contestada, a associação tem 15 dias úteis para apresentar comprovação de vínculo. Caso deseje, também poderá devolver os valores por meio de uma guia oficial, que será processada pelo Tesouro e repassada via benefício.
Todas as entidades foram contestadas
O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que 41 associações foram citadas como autoras de descontos sem autorização, o que equivale a todas as cadastradas no sistema. O órgão afirma que não há prazo para encerrar as contestações e que nenhuma comunidade será excluída do processo.
A plataforma Meu INSS teve 1,6 milhão de acessos nesta quarta. Segundo o órgão, cerca de 738 mil usuários acessaram a área específica do caso, mas não identificaram descontos nos seus benefícios. O governo alerta que apenas os prejudicados devem usar o serviço, para evitar sobrecarga.
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