Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova projetos sobre prevenção ao suicídio e automutilação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

SETEMBRO AMARELO

Senado aprova projetos sobre prevenção ao suicídio e automutilação

Projetos preveem notificação obrigatória pelas escolas e ações específicas voltadas à saúde mental de pessoas com deficiência.

Congresso em Foco

17/9/2025 18:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (18), foram aprovados dois projetos de lei voltados à prevenção da automutilação e do suicídio. O projeto de lei 5195/2020, incorpora ações específicas para pessoas com deficiência na Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Lei 13.819), enquanto o projeto de lei 270/2020 dispõe sobre a obrigatoriedade de escolas notificarem o Conselho Tutelar em casos de violência, automutilação e suicídio.

Projeto de lei 5195/2020

De autoria da ex-deputada Rejane Dias (PT-PI), o projeto quer incluir explicitamente as pessoas com deficiência no grupo com maior risco de depressão e suicídio. O objetivo é prever ações diferenciadas para pessoas com deficiência. O projeto será encaminhado para sanção presidencial.

Projeto vai à sanção presidencial.

Projeto vai à sanção presidencial.Freepik

De acordo com o texto, o que coloca as pessoas com deficiência em um maior grupo de risco são os "múltiplos fatores de fragilidade psicológica e social" que tornam as pessoas com deficiência mais suscetíveis a ingressarem em estado depresivo e suícida.

"As pessoas com deficiência enfrentam diariamente desafios relacionados a suas limitações e à falta de adaptação do ambiente para acomodá-las. Além disso, essas pessoas frequentemente têm sofrimento psíquico, que pode ser agravado pelo estigma associado às limitações, entre outros fatores."

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), destacou a importância do trabalho voltado às pessoas no dia a dia, que "necessitam de um olhar muito comprometido com a nossa sociedade". Ribeiro também ressaltou o convívio de crianças em ambientes permeados por violência doméstica, que "terminam por, muitas vezes, se automultilarem ou dar cabo a própria vida por não verem uma solução pra esse tipo de problema".

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) ressaltou o isolamento passado pelas crianças durante a pandemia e destacou o avanço entre a interlocução para promover a saúde mental das crianças, em especial as com deficiência.

Projeto de lei 270/2020

Também de autoria da ex-deputada Rejane Dias (PT-PI), o projeto altera as leis 13.819 e 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) para dispor sobre a notificação ao Conselho Tutelar, pelos estabelecimentos de ensino, dos casos de violência neles ocorridos, em especial a automutilação e o suicídio.

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, está previsto a notificação por parte da escola apenas em casos que o estudante exceda o limite de 30% de faltas permitido por lei. No caso da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, há referência à notificação de casos, contudo, menciona apenas os entes federaditos de forma genérica, "a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Por isso, o projeto visa consolidar a obrigatoriedade de notificação por parte da escola nesses casos.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Setembro Amarelo pessoas com deficiência Senado crianças educação

Temas

Congresso

LEIA MAIS

CONGRESSO

Renan adverte deputados alagoanos do MDB que apoiaram PEC da Blindagem

Saúde

Comissão do Senado aprova venda de remédios em supermercados

CONGRESSO

Membro do MBL ironiza audiência sobre OVNIs: "um espetáculo circense"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES