Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Frente Ambientalista retoma trabalhos em 2020 com a presença de Raoni

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Frente Ambientalista retoma trabalhos em 2020 com a presença de Raoni

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Erick Mota

18/2/2020 | Atualizado às 16:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Frente Parlamentar Ambientalista abre os trabalhos na Câmara em 2020. O novo coordenador da Frente é o ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP). O evento desta terça-feira (18) contou com a presença do Cacique Raoni. O deputado Nilto Tatto abriu os trabalhos da mesa falando sobre o licenciamento ambiental e a importância do tema para a pauta. Tatto, que em quase todas as semanas de 2019 se reuniu com representantes de ONGs ambientalistas, aconselhou Agostinho a seguir ouvindo a sociedade civil em 2020. A presidente da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas, Joênia Wapichana, falou sobre a semelhança entre as pautas defendidas pelas frentes e colocou como o principal ponto de embate o PL de Jair Bolsonaro que libera a exploração das terras indígenas contra a vontade do índios. " A gente não tem como separar meio ambiente, das terras indígenas e dos povos indígenas", afirmou Joenia.
Novo presidente da Frente
Exercendo seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Agostinho sucederá o deputado Nilto Tatto, do PT de São Paulo. A troca de comando aconteceu no auditório Nereu Ramos, em solenidade realizada com a presença de diversos deputados, representantes de organizações da sociedade civil e do líder indígena Raoni Metuktire. Em seu primeiro discurso como líder do Colegiado, Agostinho agradeceu a confiança dos colegas para coordenar a Frente e disse que terá um enorme desafio no ano legislativo. "Nosso trabalho será efetivo, conjunto e suprapartidário. Vamos continuar unificando nossos esforços em prol do meio ambiente. Acompanho e participo das ações da Frente Ambientalista desde a sua origem e conheço a seriedade e comprometimento do trabalho. Esse grupo tem muita qualidade e continuará exercendo participação decisiva na sociedade", adiantou. Na avaliação de Agostinho, o papel das entidades ambientalistas e organizações não governamentais será de subsidiar os parlamentares com informações nos temas de interesse. Durante o encontro, o deputado paulista também elencou algumas das propostas que merecem maior atenção dos congressistas no ano legislativo que se inicia. "O licenciamento ambiental, a política de segurança em barragens e a proteção das unidades de conservação terão nosso monitoramento sistemático. Não podemos retroceder um milímetro na legislação ambiental do país". Em 2019, no comando da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Agostinho se destacou pelo perfil conciliador e articulador. O deputado paulista unificou esforços em prol do meio ambiente e abriu espaço para a ativa participação da sociedade e entidades do terceiro setor. Na avaliação de Agostinho, o papel da comissão foi essencial na salvaguarda da biodiversidade do país. Ao todo, foram mais de 280 horas de audiências públicas, 50 reuniões ordinárias, além de diversos seminários e debates qualificados.
Trajetória Política
Rodrigo Agostinho é ambientalista, advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru - Instituição Toledo de Ensino (2001). Mestre em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação, na USC e Especialista em Gestão Estratégica pela USP. Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-2018) e é ex-prefeito do município de Bauru (SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Administrativo e Ambiental, e experiência em Águas, Mudanças Climáticas, Biologia da Conservação e Biodiversidade. Foi membro titular do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente por mais de 10 anos e é Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN - União Internacional de Conservação da Natureza, Membro do Conselho do Instituto o Direito por um Planeta Verde, Fellow do Programa LEAD - Leadership for Environment and Development da Fundação Rockfeller. Foi vereador por dois mandatos e Secretário Municipal do Meio Ambiente em Bauru, além de membro da Comissão Nacional de Biodiversidade, da Comissão Executiva do PDA - Programa de Projetos Demonstrativos do PPG7 - Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, dos Comitês de Bacia Tietê Batalha e Tietê Jacaré, Fundador do Instituto Ambiental Vidágua e do Fórum Pró Batalha e membro do Núcleo Pró Tietê da Fundação SOS Mata Atlântica. Criou o Programa de Recuperação Clickárvore com 36 milhões de árvores plantadas. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Zoologia, da SAVE Brasil, da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Sociedade Brasileira de Herpetologia e da Sociedade Botânica do Brasil. Atualmente, além de presidir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados é membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). É também membro da Diretoria da Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção. > Comissão mantém em MP subsídios ao crédito rural; votação volta nesta terça
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Meio Ambiente Congresso

LEIA MAIS

Leis de trânsito

Retenção de veículos por infração pode ser suspensa em fins de semana

Congresso

Deputado propõe que agosto seja Mês Nacional da Família Cristã

ELEIÇÕES

Eduardo Bolsonaro confirma interesse em disputar ao Planalto em 2026

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Judiciário

Suspensão de leis estaduais e planos de saúde estão na pauta do STF

2

Câmara

Capitão Alden quer dedução no IR para gastos veterinários

3

Prioridade

Projetos de combate à fome entram na pauta prioritária da Câmara

4

Julgamento STF

STF recebe 3 mil inscrições para julgamento de tentativa de golpe

5

Direito dos estudantes

Tabata Amaral propõe ampliar prazos e bolsas a pais no ensino superior

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES