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Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Marina Barbosa
24/12/2019 9:23
 
 
 Críticas
Também é grande, contudo, o número de críticas ao papel que as redes sociais têm tido na sociedade brasileira. Segundo o Datafolha, apesar desse papel político relevante, 69% das pessoas acreditam que essas mídias também ajudam a distrair as pessoas do que realmente importa. E outros 59% dizem que elas servem mais para divulgar notícias falsas, as fake news, do que para informar. Esse índice é maior entre quem votou em Fernando Haddad (62%) e não em Bolsonaro (57%) na eleição do ano passado.
Outra queixa relevante, sobretudo nesta época de Natal, é o impacto que as redes sociais têm tido na relação de familiares e amigos que têm visões políticas diferentes. Segundo o Datafolha, 51% dos entrevistados já desistiram de fazer algum comentário político na internet para evitar brigas com familiares e amigos. Esse índice chega a 60% entre quem é funcionário público e tem ensino superior. Outros 27% saíram de algum grupo para não entrar em uma discussão política e 19% deixaram de seguir alguém por não concordar com suas opiniões políticas.
O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o País entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
> Veto de Bolsonaro ao pacote anticrime reduz combate às fake news, avalia deputada
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Críticas
Também é grande, contudo, o número de críticas ao papel que as redes sociais têm tido na sociedade brasileira. Segundo o Datafolha, apesar desse papel político relevante, 69% das pessoas acreditam que essas mídias também ajudam a distrair as pessoas do que realmente importa. E outros 59% dizem que elas servem mais para divulgar notícias falsas, as fake news, do que para informar. Esse índice é maior entre quem votou em Fernando Haddad (62%) e não em Bolsonaro (57%) na eleição do ano passado.
Outra queixa relevante, sobretudo nesta época de Natal, é o impacto que as redes sociais têm tido na relação de familiares e amigos que têm visões políticas diferentes. Segundo o Datafolha, 51% dos entrevistados já desistiram de fazer algum comentário político na internet para evitar brigas com familiares e amigos. Esse índice chega a 60% entre quem é funcionário público e tem ensino superior. Outros 27% saíram de algum grupo para não entrar em uma discussão política e 19% deixaram de seguir alguém por não concordar com suas opiniões políticas.
O Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o País entre os dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
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