Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/1/2008 | Atualizado às 15:43
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou há pouco, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a previsão do governo de 5% de crescimento para 2008. A estimativa é pouco inferior aos 5,2% obtidos em 2007. Já para a inflação deste ano, Mantega prevê um índice igual ao do ano passado, de 4,5%.
No início de 2007, o governo previa crescimento de 4,5% e inflação de 4,1%. O ministro não falou em valores, mas também destacou que os indicadores macroeconômicos da equipe econômica apontam para a redução da dívida pública.
"Falaram que estaríamos arrancando os cabelos com essa crise externa, mas isso é falso. Até porque nem temos cabelos para isso", brincou Mantega ao afirmar que o país está menos vulnerável à crise econômica nos Estados Unidos.
Aproveitando a deixa, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que também participa da coletiva, passou a mão na cabeça e emendou: "É verdade. E aí também se inclui o Henrique Meirelles [presidente do Banco Central]".
Os dois ministros da área econômica também disseram que o governo pretende aprovar ainda este ano a reforma tributária (leia mais). "Caminhamos para o aperfeiçoamento do sistema tributário e a redução dos impostos", afirmou Mantega. (Soraia Costa e Lúcio Lambranho)
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso