Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/1/2008 | Atualizado às 15:43
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou há pouco, durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a previsão do governo de 5% de crescimento para 2008. A estimativa é pouco inferior aos 5,2% obtidos em 2007. Já para a inflação deste ano, Mantega prevê um índice igual ao do ano passado, de 4,5%.
No início de 2007, o governo previa crescimento de 4,5% e inflação de 4,1%. O ministro não falou em valores, mas também destacou que os indicadores macroeconômicos da equipe econômica apontam para a redução da dívida pública.
"Falaram que estaríamos arrancando os cabelos com essa crise externa, mas isso é falso. Até porque nem temos cabelos para isso", brincou Mantega ao afirmar que o país está menos vulnerável à crise econômica nos Estados Unidos.
Aproveitando a deixa, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que também participa da coletiva, passou a mão na cabeça e emendou: "É verdade. E aí também se inclui o Henrique Meirelles [presidente do Banco Central]".
Os dois ministros da área econômica também disseram que o governo pretende aprovar ainda este ano a reforma tributária (leia mais). "Caminhamos para o aperfeiçoamento do sistema tributário e a redução dos impostos", afirmou Mantega. (Soraia Costa e Lúcio Lambranho)
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros