Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
22/1/2008 | Atualizado às 15:37
O balanço das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que está sendo apresentado neste momento pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, destaca a reforma tributária como um dos principais projetos do governo federal para 2008. Segundo o levantamento, uma proposta de emenda constitucional, que deverá ser enviada no "início deste ano", tem destaque entre as "medidas de aperfeiçoamento institucional" do PAC.
Ainda segundo a avaliação do Comitê Gestor do PAC , 86% das ações apresentam andamento adequado, 12% exigem atenção e o ritmo de execução de 2% delas é considerado "preocupante". Já no que diz respeito a valores, 82% estão adequadas; 16% merecem atenção e 2% se mostram preocupantes. Do total de ações acompanhadas, 62% são obras em execução e 38% estão na fase de projeto, licenciamento ou licitação.
"Apesar dos percalços do final de 2007 na área fiscal, 2008 começa com boas perspectivas para o PAC", diz o documento em referência à decisão de Senado de não prorrogar a CPMF.
Entre as principais obras previstas, Dilma destacará os seguintes projetos em andamento e com previsão de início neste ano: a concessão da BR116-324 (BA); licitações para obras em nove aeroportos; o leilão de construção da usina hidrelétrica de Jirau, a segunda do rio Madeira, e o conjunto de licitações do projeto de integração e revitalização do rio São Francisco
"Das 27 medidas institucionais que integram o PAC , 18 já foram aprovadas pelo Congresso Nacional, enquanto nove continuam tramitando. Em 2008, a perspectiva é dar continuidade à agenda de medidas de aperfeiçoamento institucional", finaliza o resumo do balanço do PAC. (Lúcio Lambranho)
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso