Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/10/2006 | Atualizado às 20:35
A cláusula de barreira, que estipula que um partido deve atingir 5% dos votos nacionais para deputado federal, e 2% dos votos válidos em um terço dos estados, fez com que diversos partidos políticos perdessem representatividade no Congresso Nacional.
Uma solução para os parlamentares de partidos como o PV, PPS, PHS, PC do B, PSOL, PTB, PL, PSC, Prona, PTC; para que recuperem a representatividade no Congresso é a fusão partidária: dois ou mais partidos se unem, criando um novo.
Essa foi a alternativa encontrada pelo PV, PPS e PHS. Se a união se confirmar, o novo partido político, que poderá se chamar Partido Humanista (PH) ou Partido Socialista Verde (PSV), terá a 6ª maior bancada do Congresso, com um total de 37 deputados.
Um estatuto para o novo partido político já está sendo escrito. De acordo com o site do próprio PPS, "O PPS já está conversando com o PHS e com o PV para viabilizar uma fusão que preserve a identidade política e partidária de cada um, mas que também garanta direito à representação dessas forças no Congresso Nacional".
"Vamos buscar aquelas legendas que estão na mesma situação e com as quais temos maior identidade, semelhança programática", declara o deputado federal Roberto Freire (PE), presidente nacional do PPS. (Lúcio Lambranho e Rodolfo Torres)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação