Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Presos provisórios podem votar nas eleições de 2010

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Presos provisórios podem votar nas eleições de 2010

Congresso em Foco

20/4/2010 20:54

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

Os presos provisórios e os adolescentes cumprindo medidas socioeducatiuvas vão poder votar nas eleições de 2010. A medida foi oficializada na tarde desta terça-feira (20), após assinatura de um protocolo de intenções entre Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério da Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros sete órgãos. O exercício do direito ao voto, no entanto, estará condicionado às condições de segurança das unidades prisionais ou instalações para jovens em conflito com a lei.

De acordo com o TSE, o protocolo serve para "conjugar esforços" com o objetivo de assegurar o direito de voto nas eleições de 2010 aos presos provisórios e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa ou em situação de internação. Ao falar durante o evento, o presidente da corte eleitoral, Carlos Ayres Britto, lembrou que, nos presídios e unidades de internação em que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) apontarem a inviabilidade de realização do pleito, por falta de condições de segurança, não será colhido o voto do preso provisório. Ou seja, o direito de voto desses eleitores será assegurado sem que a segurança seja colocada em risco.

O presidente do TSE disse que a Constituição Brasileira qualifica o voto como direito fundamental para aqueles que preservam seus direitos políticos - exatamente o caso dos presos provisórios e adolescentes internados, que, por não terem condenação definitiva, preservam seus direitos intactos. Nesse sentido, o presidente da Corte lembrou que onze estados brasileiros realizaram eleições em estabeleicmentos penais em 2008. E que a intenção, agora, é ampliar esse quadro para os demais estados da federação.

Em novembro do ano passado, o TSE e o CNJ formaram uma comissão com a finalidade de viabilizar o voto desses eleitores, uma reivindicação de entidades civis.  Após audiências públicas sobre este assunto,  o TSE aprovou a resolução 23.219, que disciplina a criação de seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e em unidades de internação de adolescentes nas Eleições 2010. Os TREs do país já estão mobilizados para os serviços eleitorais de alistamento, revisão e transferência desses eleitores, que têm de ser concluídos até o próximo dia 5 de maio, e serão feitos pelos servidores da Justiça Eleitoral nos próprios estabelecimentos penais e nas unidades de internação.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Relator pede anulação de setor habitacional no DF

Carlos Arthur Nuzman sofre derrota no Senado

Família quer ajuda do governo para visitar garoto Sean

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Violência contra Mulher

"Tem mulher que merece apanhar", diz vereadora amazonense em sessão

2

ECONOMIA

Câmara aprova isenção do IR para até R$ 5 mil ao mês

3

Crime Organizado

Deputado baiano é alvo de operação da PF contra lavagem de dinheiro

4

DETRATOR DE MORAES

Polícia italiana detém Tagliaferro, ex-assessor de Alexandre de Moraes

5

SENADO

Reforma tributária: como cada senador votou na regulamentação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES