Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. De micro a grandes empresários

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

De micro a grandes empresários

Congresso em Foco

4/10/2005 11:18

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Edson Sardinha

Os parlamentares donos de empresas de radiodifusão, com assento na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, pertencem a cinco partidos e representam seis estados.

Em seu nono mandato consecutivo em Brasília, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), segundo o Ministério das Comunicações, é sócio de quatro emissoras. A família do deputado, que é primo do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é proprietária do grupo Cabugi, que retransmite a programação da TV Globo em Natal.

Dono de um dos mandatos mais discretos da atual legislatura, o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) aparece na relação como sócio da Rede Brasil Amazônia de TV (RBA) Ltda, afiliada da Bandeirantes, e da Belém Radiodifusão Ltda. Desde o início do ano passado, quando retornou ao Congresso, após renunciar ao mandato no Senado, Barbalho não fez sequer um discurso em plenário.

O deputado Pedro Irujo (PL-BA) aparece como sócio de três emissoras de rádio nos municípios baianos de Cachoeira, Dias D'Ávila e Jacobina. Também da Bahia, o deputado José Alves Rocha (PFL) tem participação no capital de duas rádios em Santa Maria da Vitória.

Entre os membros da maior bancada estadual com presença na comissão, a paulista, o único a figurar como sócio formal de empresa de radiodifusão é o deputado João Batista Ramos (PFL), sócio de uma emissora em Santo Antônio da Alegria.

Representante solitário do PPS no colegiado, o deputado Nelson Proença (RS) participa do capital do grupo Emissoras Reunidas Ltda, com sede em Alegrete e Santa Cruz do Sul. Já o deputado Ricardo Barros (PP-PR) é um dos donos da Freqüencial Empreendimentos de Comunicação, instalada em Maringá.

Além de perderem proporcionalmente espaço na composição da Comissão de Ciência e Tecnologia, os empresários do setor de comunicação ainda se viram este ano sem alguns de seus principais interlocutores na comissão.

É o caso do deputado José Carlos Martinez (PTB-PR), morto em outubro do ano passado num acidente aéreo, e do deputado Wanderval Santos (PL-SP), que rompeu com a Igreja Universal do Reino de Deus, da qual era agente para a área de comunicação.

O ex-bispo Wanderval agora é titular da Comissão de Segurança Pública. A família de Martinez controla a rede CNT de televisão, com sede no Paraná.

 

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

LEIA MAIS

No banco dos réus

Corrupção premiada

A inocência de Jader perante o Supremo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

4

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

5

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES