Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Serys substituirá Ideli na relatoria do orçamento

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Serys substituirá Ideli na relatoria do orçamento

Congresso em Foco

9/12/2010 10:47

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Edson Sardinha

Pela segunda vez nesta semana, a proposta orçamentária da União para 2011 mudará de mãos. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) assumirá a vaga da líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), indicada ontem (8) pela presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), para o Ministério da Pesca. Ideli assumiu a relatoria do orçamento na última terça-feira, no lugar do senador Gim Argello (PTB-DF), acusado de mandar emendas orçamentárias para institutos de fachada.

Serys está em Cancun, no México, onde representa o Senado na conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas (COP 16). "Recebi ontem à noite telefonemas dos ministros Paulo Bernardo e Alexandre Padilha. Eles me convidaram, sim. Mas é preciso agora esperar um ato da Comissão Mista de Orçamento, a indicação oficial... Estarei aí no sábado. Devo aceitar o convite sim", disse Serys em entrevista à Agência Senado.

A senadora, que encerra seu mandato no final de janeiro, foi relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2009. O vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), disse que a indicação de Ideli para o ministério de Dilma inviabilizou sua permanência à frente da relatoria do orçamento que será executado pelo governo no próximo ano.

"Ideli foi indicada ministra ontem. Como ela vai agora administrar o Orçamento? Para evitar qualquer problema no Orçamento de 2011, estamos fazendo essa mudança a contragosto, mas não tem jeito", afirmou Gilmar, também à Agência Senado.

Gim Argello renunciou à relatoria depois que reportagem do jornal O Estado de S. Paulo relatou um esquema de fraude no orçamento. O senador e outros deputados são acusados de endereçar recursos dos ministérios do Turismo e da Cultura para institutos fantasmas para a realização de eventos. O senador nega o envolvimento nas irregularidades.

O petebista anunciou também o cancelamento de todas as emendas de sua autoria que tinham por objeto eventos e patrocínios culturais e a transferência delas para a infraestrutura turística do Distrito Federal.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Manchetes dos jornais: Farra das emendas faz verba do Turismo aumentar 2.351%

Senado altera quadro funcional do Ministério da Defesa

Câmara aprova alterações na Lei Kandir

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES