Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2008 23:04
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu em entrevista coletiva a necessidade do voto obrigatório no Brasil. "A cultura brasileira é mais compatível com o voto obrigatório", afirmou o ministro. A declaração mostra a mudança na opinião de magistrado, que até pouco tempo atrás defendia a opção de não votar.
"Se o voto facultativo fosse adotado no Brasil, talvez os analfabetos e as pessoas com baixa escolaridade não se sentiriam obrigados a votar", disse o ministro. Segundo o presidente do TSE, a mudança de opinião veio depois de participar de um debate em uma emissora de televisão. Ao ouvir os argumentos dos participantes, mudou de idéia.
A coletiva ocorreu após uma visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao TSE. O presidente da mais alta corte de Justiça do país não falou com a imprensa. Ao lado de Ayres Britto, limitou-se a fazer um pequeno pronunciamento. "A minha presença foi apenas para cumprimentar [o TSE] por mais uma eleição exitosa. Eleição essa que coincide com os 20 anos da constituição e mostra o sucesso sem limites da Justiça Eleitoral brasileira", disse. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime