Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/10/2008 23:04
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, defendeu em entrevista coletiva a necessidade do voto obrigatório no Brasil. "A cultura brasileira é mais compatível com o voto obrigatório", afirmou o ministro. A declaração mostra a mudança na opinião de magistrado, que até pouco tempo atrás defendia a opção de não votar.
"Se o voto facultativo fosse adotado no Brasil, talvez os analfabetos e as pessoas com baixa escolaridade não se sentiriam obrigados a votar", disse o ministro. Segundo o presidente do TSE, a mudança de opinião veio depois de participar de um debate em uma emissora de televisão. Ao ouvir os argumentos dos participantes, mudou de idéia.
A coletiva ocorreu após uma visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao TSE. O presidente da mais alta corte de Justiça do país não falou com a imprensa. Ao lado de Ayres Britto, limitou-se a fazer um pequeno pronunciamento. "A minha presença foi apenas para cumprimentar [o TSE] por mais uma eleição exitosa. Eleição essa que coincide com os 20 anos da constituição e mostra o sucesso sem limites da Justiça Eleitoral brasileira", disse. (Mário Coelho)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora