Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. OAB engrossa o coro contra a permanência de Renan

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

OAB engrossa o coro contra a permanência de Renan

Congresso em Foco

10/10/2007 | Atualizado às 17:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A pressão oficial pela saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado transpôs os limites do Congresso Nacional. (leia mais) A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) veicula em seu site nota em que critica firmemente a insistência de Renan em permanecer na presidência do Senado. Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, que subscreve a nota, a relutância do senador alagoano em se afastar do posto configura “um despropósito e uma imoralidade – e soa como deboche à cidadania”.

O presidente nacional da OAB prega a desvinculação da imagem do Senado da figura de Renan Calheiros. “O Senado da República não merece ser confundido com seu presidente. (...) Restabelecer a dignidade do Parlamento brasileiro é tarefa urgente e fundamental para aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito. (...) O Brasil é maior do que os seus parlamentares”, diz um trecho da nota.

Para Cezar Britto, Renan deveria ouvir o clamor das ruas e se licenciar da presidência do Senado. “A OAB associa-se desde já às manifestações da sociedade civil brasileira em prol do imediato afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal.” (Fábio Góis)

Leia abaixo a íntegra da nota da OAB:

"A grave crise que atinge o Senado da República, decorrente da insistência do senador Renan Calheiros em permanecer na sua Presidência, indiferente ao clamor da sociedade civil brasileira, ultrapassa o limite do bom senso e da compostura. Configura por si só nova quebra de decoro.

A crise política decorrente de seu gesto se arrasta desde maio, quando a primeira das cinco denúncias que ele hoje enfrenta veio à tona. São cinco meses de resistência injustificada. Até os seus aliados de primeira hora já admitem que sua permanência no cargo prejudica não apenas a imagem, mas o próprio funcionamento do Senado e do Congresso Nacional.

A OAB, desde o primeiro instante, refletindo pensamento dominante na sociedade brasileira, posicionou-se pelo imediato afastamento do senador.

Sendo réu, não pode simultaneamente estar no comando do rito de seu próprio processo, nomeando e afastando relatores, ameaçando colegas, valendo-se, em suma, do cargo em proveito próprio. É um despropósito e uma imoralidade – e soa como deboche à cidadania.

A OAB associa-se desde já às manifestações da sociedade civil brasileira em prol do imediato afastamento do senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal - em nome da ética e em defesa da integridade moral da República.

O Senado da República não merece ser confundido com seu presidente. Mas, se os senadores assim não compreenderem estarão, perigosamente, contribuindo com aqueles saudosistas que querem extinguir o próprio Parlamento. Restabelecer a dignidade do Parlamento brasileiro é tarefa urgente e fundamental para aqueles que defendem o Estado Democrático de Direito.

O Brasil é maior do que os seus parlamentares. Espera-se que os atuais representantes da cidadania brasileira também assim compreendam."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Relator não descarta acareação entre Renan e Lyra

"Renan é o Severino do Senado", diz Onyx

Grupo de parlamentares lança o "Fora Renan"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

4

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

5

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES