Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Renan é o Severino do Senado", diz Onyx

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Renan é o Severino do Senado", diz Onyx

Congresso em Foco

10/10/2007 | Atualizado às 16:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do DEM na Câmara, deputado Onyx Lorenzoni (RS), fez há pouco uma hilária comparação entre o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidnete da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE). De acordo com o parlamentar gaúcho, “Renan é o Severino do Senado”.

Severino renunciou ao mandato de deputado em 2005 após ter sido acusado de cobrar propina de R$ 10 mil mensais de um dono de um restaurante que funcionava na Câmara. O caso ficou conhecido como “mensalinho”.

Por sua vez, Renan responde a três processos no Conselho de Ética do Senado. Ele pode chegar a responder a quatro, caso a Mesa Diretora do Senado envie ao Conselho de Ética a representação protocolada ontem contra o peemedebista, que, nesse caso, é acusado de tentar espionar seus colegas goianos Demóstenes Torres (DEM) e Marconi Perillo (PSDB).

Segundo Onyx, o governo está em “uma sinuca de bico” com o caso Renan. O deputado ressalta que o presidente Lula “mandou salvar o Renan” no primeiro processo, em que Renan era acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista. Para ele, o governo se “enlameou” com o episódio e quer se desvincular do peemdebista, que pode retaliar se perceber que está só.

Em uma tumultuada sessão secreta, a absolvição de Renan se deu por 40 votos favoráveis, 35 contra e seis abstenções.

CPMF

Em relação à proposta que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) por mais quatro anos, aprovada em segundo turno nesta madrugada pelos deputados, Onyx ressaltou que o papel da oposição na Câmara está cumprido.

Segundo ele, a proposta da CPMF chegou em abril deste ano à Câmara, e lá deveria ter permanecido por 90 dias. “Ela passou seis meses aqui, graças ao nosso trabalho”, destacou o líder. Onyx reiterou que será extramente difícil aprovar a CPMF no Senado, onde o governo não conta com maioria ampla.

O deputado gaúcho aproveitou para fazer uma comparação, elaborada pelo deputado José Carlos Aleleuia (DEM-BA), entre a bancada do governo Lula nas duas casas legislativas e dois times de futebol.

De acordo com a analogia, a bancada governista na Câmara seria equivalente ao time espanhol Real Madri, uma vez que “é cara, mas funciona”. Já a base do governo no Senado seria o time paulistano do Corinthinas. “É cara, está envolvida em corrupção, mas tem resultado duvidoso”, explica. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Grupo de parlamentares lança o "Fora Renan"

Corregedor do Senado investigará "arapongagem"

Governo retoma combate ao trabalho escravo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES