Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula critica subsídios agrícolas dos EUA e da Europa

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula critica subsídios agrícolas dos EUA e da Europa

Congresso em Foco

8/3/2007 14:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula disse hoje (8), em declaração conjunta com o presidente da Alemanha, Horst Köhler, que o governo brasileiro está empenhando em retomar as negociações da rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), suspensas em julho. Lula aproveitou para criticar os subsídios agrícolas dos Estados Unidos e pediu maior flexibilidade para a União Européia (UE).

“Se não houver acordo que signifique dar uma chance para os países mais pobres se desenvolver com um comércio mais justo, não poderemos combater a pobreza, a fome e o terrorismo”, disse Lula.

“O Brasil está disposto a construir uma engenharia comercial para que nos próximos três ou quatro semanas nós possamos anunciar que os países mais pobres terão a chance para se desenvolver”, disse Lula ao colega alemão.

O líder brasileiro declarou que o Brasil e os países que integram o G20 estão dispostos a permitir uma flexibilização da entrada de produtos industrializados e dos serviços, desde que a UE abra seu mercado agrícola e os EUA acabem com os subsídios aos produtores agrícolas.

“Nós queremos que a União Européia flexibilize o mercado agrícola para os países pobres e não estou falando, necessariamente do Brasil que é bastante competitivo nessa área”, afirmou. “E queremos que os EUA reduzam os subsídios que são tão importantes para os produtores internos, mas tão nefastos ao livre comércio”, complementou.

O presidente alemão afirmou estar otimista em relação à retomada das negociações da OMC, e comprometeu-se em ajudar no diálogo. “Tenho certeza de que levaremos as negociações num bom termo porque os vencedores não serão as nações industrializadas e o Brasil, mas todo mundo, em especial as nações pobres”, afirmou.

"O presidente Lula me convenceu quanto é importante os biocombustíveis. É importante a liderança do Brasil nesse segmento. Somos quase parceiros naturais e temos que olhar para a experiência do Brasil na eficiência energética”, disse o presidente alemão.

Lula ressaltou a necessidade de investimentos no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). “Os homens de negócios alemães sabem investir e queremos que eles invistam no PAC em infra-estrutura e energia”, disse Lula.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Psol pede reabertura de processos contra deputados

Chinaglia rebate oposição e admite riscos para o PAC

Lula nomeia 1ª mulher para o Superior Tribunal Militar

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DO CONSUMIDOR

Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos

2

Santa Catarina

Florianópolis cria triagem e dá passagem para migrante sem emprego

3

Economia

Senado aprova isenção de IR até R$ 5 mil e projeto segue para sanção

4

SENADO FEDERAL

Fabiano Contarato será o presidente da CPI do Crime Organizado

5

INTERNACIONAL

Presidente do México sofre assédio sexual durante evento público

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES