Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PF faz buscas em endereços dos Mantovani, acusados de agredir ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF

PF faz buscas em endereços dos Mantovani, acusados de agredir Alexandre de Moraes

Rosa Weber autorizou mandados de busca e apreensão na terça-feira em endereços de quatro pessoas acusadas de agredir Alexandre de Moraes.

Congresso em Foco

18/7/2023 17:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Policiais e servidores da PF planejam paralisação em resposta à demora do governo em apresentar proposta de reestruturação. Foto: Divulgação/PF

Policiais e servidores da PF planejam paralisação em resposta à demora do governo em apresentar proposta de reestruturação. Foto: Divulgação/PF
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, autorizou mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (18) em endereços de quatro pessoas acusadas de agredir Alexandre de Moraes e membros de sua família no aeroporto de Roma, Itália, na sexta-feira (14). Celulares, documentos e computadores dos envolvidos foram apreendidos na expectativa da PF conseguir elementos que comprovem as agressões. Há a suspeita de que algum dos envolvidos possa estar envolvido nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 como financiador. O conteúdo será enviado a Brasília. Injúria, perseguição e desacato são os crimes pelos quais a família Mantovani será investigada. As imagens do aeroporto já foram requisitadas pelas autoridades brasileiras ao governo italiano e a estimativa é que o material, crucial para entender o caso, chegue ao Brasil até o fim da semana. Roberto Mantovani prestou depoimento à PF durante a manhã desta terça e negou ter agredido o ministro do STF que também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas assumiu ter "afastado" o filho de Moraes com o braço e de tê-lo atingido no rosto. Alex Zanatta, genro presente na data da ocorrência, também negou qualquer agressão à família de Moraes. A esposa de Roberto, Andreia Mantovani ainda precisa prestar depoimento à PF. Ela teria xingado o ministro de "comunista, bandido e comprado". O problema ocorreu em um sala VIP do aeroporto e, segundo a defesa dos acusados, o motivo foi a disputa de lugares no espaço.

Acusados de agressão física e verbal à família do ministro, Roberto Mantovani, político filiado ao PSD que já foi candidato à prefeitura do município de Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo, pelo PL, e a esposa Andréia Munarão prestarão depoimento à Polícia Federal (PF) na terça-feira (18).

Moraes estava na Europa porque foi palestrar no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena. O desentendimento entre as famílias ocorreu na Itália , e teria começado quando Andréa chamou Moraes de "bandido, comunista e comprado". A discussão ganhou maior proporção quando o marido de Andréa, Roberto, se envolveu para dar seguimento ao bate-boca. No entanto, o genro do casal, Alex Zanatta, é quem foi acusado de agredir com um tapa no rosto o filho do ministro. Quando a família Mantovani pousou no Brasil, a PF já os aguardava no aeroporto para obter esclarecimentos. Roberto Mantovani já foi candidato a prefeito do município de Santa Bárbara d'Oeste pelo PL em 2004, mas está filiado ao PSD desde 2016. Os três acusados se manifestaram por meio de notas à imprensa alegando que a ocorrência não passou de um mal entendido. A versão da família Mantovani é que outra pessoa na multidão xingou o ministro e que então o caso se transformou em uma discussão acalorada. Em resposta, o próprio ministro da Justiça, Flávio Dino, veio a público para se manifestar sobre o caso. Dino não só repudiou a agressão a magistrados, que classificou como algo cada vez mais comum no Brasil, como também requisitou ao governo italiano as imagens do aeroporto para auxiliar a PF nas investigações. A previsão é que as imagens cheguem ao Brasil até sexta-feira.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

STF rosa weber Flávio Dino Alexandre de Moraes roberto mantovani Aeroporto de Roma andreia mantovani

Temas

Justiça

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

STF já responsabilizou mais de 1,1 mil pessoas pelo 8 de janeiro

TENTATIVA DE GOLPE

Bolsonaro entrega defesa no STF em dia de acareação de Mauro Cid

DESVIO DE EMENDAS

STF ouve testemunhas em ação contra deputados do PL por propina

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES